São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Sandero problemático
"Em abril de 2008, comprei um Sandero que sempre deu problema. Antes, parecia que eu tinha uma gangorra nos bancos, e as espumas apareciam. Hoje, com apenas 13.000 km, surgiu um barulho no freio. Na Itavema, informaram que eu deveria trocar as pastilhas de freio (R$ 141,81), os discos (R$ 308,57) e pagar pela mão-de-obra (R$ 145). Acho um absurdo a Renault cobrar por um problema de fabricação."
Janaína Freire de Souza (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "As pastilhas e os discos de freio foram trocados sem custo para a cliente, e o veículo foi entregue no dia 21 de janeiro."

Réplica da leitora - "Agora a palheta do limpador de para-brisa está trepidando. Fora o acabamento, que é péssimo."

Punto sem direção
"Tenho um Punto 2008 com vários defeitos. Primeiro foi a troca da caixa de direção e do corpo de borboleta. Depois percebi um problema na suspensão e no alinhamento do volante. Foram trocadas as buchas da bandeja, as molas, os amortecedores, o coxim e o pivô. Isso para consertar algo que nem a Fiat sabe como arrumar. A Sinal já recorreu duas vezes ao engenheiro da fábrica."
Reinaldo Aguero (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi atendido pela Sinal e entregue ao cliente em condição de uso."

Ka perde o ar
"Comprei um Ka em março do ano passado na Ortovel. Com um mês de uso, o ar-condicionado parou de funcionar. Na Báltico, eles disseram que uma peça do painel havia queimado e teriam de pedi-la à fábrica. Demorou 15 dias para chegar e quatro para instalar. Nesse tempo, a correia começou a fazer barulho, e a ventoinha ligava a todo momento, mesmo com o carro frio."
Mário Pinzan Scatena (Ribeirão Preto, SP)

Resposta da Ford - "A situação apresentada no veículo foi solucionada pela Báltico."

Réplica do leitor - "Foi a Ortovel que resolveu o problema após nove meses de espera."

Golf vaza óleo
"Em abril de 2008, ganhei um Golf. Com um mês, levei o carro à Biguaçu com vazamento de óleo. Também deu um defeito no suporte dos bancos. Segundo o técnico, o problema estava sendo reparado. Solicitei um carro-reserva à fábrica, mas não liberaram. Eu quero devolver o Golf à VW."
Roberto Roncarati (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Após as correções, o veículo foi entregue ao cliente em condições normais de uso."

Réplica do leitor - "O Golf voltou à revenda com outro vazamento de óleo. É a nona vez que o carro tem de ser reparado."


Texto Anterior: Montadoras usam jogos eletrônicos para lançar carros
Próximo Texto: "Flex", Fit automático tem preço de Focus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.