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Diferentes, M6 e E 63 andam juntos
Cupê da BMW e sedã da Mercedes têm mais de 500 cv e vão a 100 km/h nos mesmos 5s
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA
Motor V10 (dez cilindros em
"V"), 40 válvulas, 507 cavalos e
R$ 665 mil. "Poxa, tio, não humilhe", dizia um menino de 12
anos que, boquiaberto, acompanhava o teste do BMW M6.
Testado com exclusividade
pela Folha em parceria com o
Instituto Mauá de Tecnologia,
esse esportivo -ou cupê de luxo (nem a BMW sabe ao certo
defini-lo)- está entre os mais
rápidos do país.
Segundo a marca, as arrancadas de 0 a 100 km/h são feitas
em 4,6s, mas o M6 levou 5,33s
na prova. A velocidade máxima
é limitada em 250 km/h.
Porém mais impressionante
que o desempenho do motor
5.0 V10 é o do câmbio SMG
Drivelogic de sete marchas.
Desenvolvida em paralelo
com a da equipe BMW de Fórmula 1, a caixa é o mais próximo que a transmissão automática chega do câmbio manual.
Não pela velocidade de troca,
mas pela forma como o faz.
Nas reduções, por exemplo, o
próprio câmbio se encarrega
do "punta-taco" (quando é preciso acelerar para igualar o giro
do câmbio ao do motor).
Prefira as trocas por borboletas atrás do pequeno volante.
As feitas pela alavanca são tão
confusas como é o painel digital projetado no pára-brisa.
Na pista
Com o controle de estabilidade desligado -não façam isso
em casa-, é possível sentir verdadeiras "pancadas" nas costas
ao trocar a primeira e a segunda
marchas. Isso sem falar na "língua" de borracha que o bólido
deixa no asfalto até mesmo ao
engatar a terceira marcha.
Para aumentar ainda mais a
adrenalina, o piloto Augusto
Farfus Jr., 23, mostrou do que o
M6 é capaz no autódromo.
Vencedor da segunda bateria
do WTCC (sigla em inglês para
campeonato mundial de carros
de turismo), disputada há três
semanas em Curitiba, o piloto
não poupou elogios ao cupê.
"Em comparação com um
Ferrari, o M6 tem uma ótima
relação custo/benefício. Tem
tração traseira e um motor
muito elástico [gira até 8.200
rpm], que faz você "sentir" a pista", dizia Farfus, enquanto o
exemplar prata beirava os 230
km/h no fim da reta do autódromo. O modelo mais barato
da Ferrari custa R$ 1,35 milhão.
Como avisa o slogan da própria BMW, "o fascínio da tecnologia está nas possibilidades
que ela oferece". O M6 -e o
menino de 12 anos- ratifica.
FABIANO SEVERO viajou a convite da BMW,
que cedeu o carro para teste
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