São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Era dos extremos

Pequenos, Fiat 500, Mini Cooper e smart fortwo parecem de brinquedo ao lado da Ford F-Maxx

João Brito/Folhapress
Fiat 500 (à esq.) e Mini (à dir.) somem perto da F-Maxx (centro); abaixo, o smart nas cores do Brasil

FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

"Vamos colocar o smart na caçamba da F-Maxx?" Foi a primeira ideia de jerico que passou pela cabeça deste repórter, que havia perdido a noção de espaço ao juntar o maior e o menor do Brasil.
O pior foi a resposta: "Claro", disse Josué Maioli, diretor de marketing da Tropical, que deu vida ao brutamonte. Na mesma hora, ele pegou um cabo de vassoura no canto do posto e desembestou a medir o pequenino fortwo.
Tome comprimento daqui, bitola acolá e o veredito: "Que dá, dá, mas o pneu traseiro vai ficar escorado na tampa da picape", conclui.
O peso do smart (825 kg), a F-Maxx tiraria de letra. Ela usa um chassi de caminhão Ford Cargo 815 e partes da cabine e da caçamba da F-250 para criar o mutante de 7,5 m.
Antes de procurar um elevador de óleo para suspender o smart, Maioli lembrou do porta-malas adaptado, que rouba uns dois palmos da caçamba. Seria a conta!
No olhômetro, os 2,69 m do smart caberiam certinho aqui embaixo, na caçamba.
Talvez não fosse mesmo a melhor maneira de comparar esses dois extremos.
Ambos sofrem pelo radicalismo. O smart, de tão pequeno, tem uma suspensão duríssima. Ele até curva mais que o Civic, mas com conforto de carrinho de rolimã.
A F-Maxx, de tão grande, pensa duas vezes antes de sair de casa. Pior: apesar de alta, ela não é recomendada para fazendas ou lamaçais.
É muito pesada (6.100 kg) e não traciona bem os pneus traseiros "truckados", como chamam rodas geminadas.
O primeiro choque ocorre quando você sai do smart e entra na picape. A maçaneta já fica na altura do teto do pequenino da Mercedes.

4 SMART E 2 MINI
Para subir na F-Maxx, a mão vai lá em cima para alcançar uma alça providencial na coluna "A", enquanto o pé chega no degrau baixo.
Mais um, dois lances. Aí, sim, você chega ao céu. Quer dizer, até começar a andar.
Num primeiro contato, o freio a ar pede cautela. É duro, pouco sensível e despeja aquele "tchitchi" dos caminhões. Afinal, são quatro smart e dois Mini para frear...
Fora isso, tudo normal. Direção hidráulica progressiva e bancos de couro que fazem jus à largura do galipão.
Na saída do posto, um susto. Um Peugeot 206 camicase corta na frente da picape sem saber que, lá de cima, ele era invisível. E olha que Mini Cooper e Fiat 500 ainda nem haviam entrado na "roda"...


Próximo Texto: Ford F-Maxx faz 5 km/l; smart fortwo, 20 km/l
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.