São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÕES

Evento europeu trará novidades que não vão cruzar o Atlântico tão cedo

Paris e São Paulo vivem descompasso

LUÍS PEREZ
EM PARIS

Informações sobre os novos modelos que deverão ser apresentados ao público no Salão de Paris (entre 28 de setembro e 13 de outubro) já começam a vazar. Entre as novidades, há a reestilização da multivan Citroën Berlingo, as versões perua do Fiat Stilo e do novo Vectra (da General Motors), os novos Honda Accord, Nissan Micra e Seat Cordoba, além do Jaguar J-Type.
Só por esses carros é possível notar que, com raras exceções, o Salão de São Paulo (marcado para outubro) nunca foi tão desentrosado com a Europa, onde já circulam o Ford Fusion (que a empresa diz não vir ao Brasil), o novo Renault Mégane e a versão reestilizada do Clio. Estes dois modelos são ausência confirmada na exposição paulistana.
Como exemplo positivo para os brasileiros, há a minivan Chevrolet Meriva, já lançada no Brasil, que viu nascer a idéia de fazer um modelo desse gênero derivado do novo Corsa. As revistas especializadas européias abordam a novidade, mas nem todas citam o fato de o Brasil ter o carro antes.
Outro lançamento de peso no Brasil é o Fiat Stilo, fabricado em Betim (MG). O carro foi lançado há menos de um ano no Salão de Frankfurt, com badalação a ponto de ter a presença do (agora) pentacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher.
Por outro lado, a GM do Brasil nem de longe deve citar que já existe um novo Vectra (o brasileiro já passa dos seis anos), quanto mais uma versão perua.

Luxo e esportividade
Mas as novidades na Europa não terminam no salão parisiense. Ainda no primeiro semestre de 2003, um novo Audi A3 deve sair da fábrica sediada em Ingolstadt (Alemanha), a BMW terá sua Série 6, e a Mercedes-Benz, uma nova perua da Classe E.
Em São Paulo, o salão será bom pelo menos para ver alguns luxuosos e/ou esportivos que existem na Europa. Importadora oficial da Ferrari no Brasil, a Via Europa afirma que não há ainda confirmação sobre a vinda da Ferrari Enzo (topo de linha da marca, com motor 6.0 de 660 cavalos).
Confirmada está a presença do utilitário esportivo Porsche Cayenne, concorrente do BMW X5, do Mercedes-Benz Classe M e do Jeep Grand Cherokee, terreno em que debuta também o Volvo XC 90 (que também deverá estar em São Paulo).
Na Europa, suas vendas começam no final deste ano, com preços entre 60 mil e 105 mil. Também estará no Anhembi o sedã de luxo Renault Vel Satis, mas sem previsão de vendas. Já o Laguna, também da marca francesa, será lançado no Salão de São Paulo e, em seguida, comercializado.


Texto Anterior: Donos se dividem entre queixa e louvor
Próximo Texto: Peruas: Com 37 cv a mais, Sportwagon anda menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.