São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

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PERUAS

Agora com câmbio automático e propulsor V6, modelo da Alfa Romeo fica mais lento, mas melhora as retomadas

Com 37 cv a mais, Sportwagon anda menos

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Dois cilindros a mais, agora dispostos em "V", 37 cavalos extras e uma grande surpresa: a perua Alfa Romeo Sportwagon ficou mais lenta. Agora equipada com motor V6 (seis cilindros em "V") de 190 cv (cavalos), acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. Com propulsor de quatro cilindros em linha e 153 cv, atingia a marca em 9,69s.
Nas retomadas, porém, dá o troco. Antes ia de 40 a 80 km/h em 7,68s, enquanto o tempo da V6 é de 4,66s. Para passar dos 60 para os 100 km/h, economiza 4,47s -6,00s contra 10,47s.
É bom deixar claro que a antiga versão era equipada com câmbio manual e, atualmente, é importada da Itália com transmissão automática Q-System, de quatro velocidades. Ela permite que as marchas sejam trocadas manualmente, formando um "H".
Outra vantagem do V6 é quanto a ruídos. A 100 km/h, gera 68 dBA, ante os 72 dBA do quatro cilindros. Mas estar mais silencioso não significa que o ruído característico da marca desapareceu.
Desde junho no Brasil, a nova Sportwagon também ficou mais segura. Precisa de três metros a menos para parar quando está a 120 km/h (77 m contra 80 m). A 40 km/h ambas percorrem 12 m.
O modelo é equipado com o sistema VDC, que controla o comportamento da Sportwagon em movimento. Ele monitora os freios e o controle de tração, entre outros, ajudando a corrigir falhas ou excessos do motorista.

Visual
Para o consumidor que se preocupa um pouquinho com seu bolso, a boa notícia é em relação ao consumo urbano. Ele ficou praticamente igual. Se antes era de 7,90 km/l, agora é de 7,20 km/l.
No dia-a-dia, ainda atrapalha a baixa altura do carro. É bastante comum raspar o assoalho em valetas e lombadas. A suspensão também é mais firme.
A principal novidade da família 156 -as mudanças também chegaram ao sedã- é mesmo o motor 2.5 24V. Por dentro, o carro foi remodelado, ganhando novo revestimento. É claro que os mostradores continuam voltados para o motorista, e a posição de dirigir é mais baixa.
A Sportwagon custa US$ 49.211 (cerca de R$ 154 mil), mas traz boa lista de equipamentos de série: freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem), duplo airbag (bolsa de ar que infla em batidas), ar-condicionado com controle individual de temperatura e bancos de couro. A nova versão também ganhou computador de bordo. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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