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VW culpa o óleo, mas Castrol diz que o fluido está correto
Montadora afirma que ruído no motor 1.0 de Gol, Fox e Voyage ocorre por lubrificação ruim; revendas não sabiam
Divulgação
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Novo Fox foi lançado na semana passada em meio a problemas de ruído nos motores 1.0
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Volkswagen apontou o óleo
lubrificante como a causa dos
ruídos nos seus motores 1.0
VHT, que equipam 400 mil
modelos de Novo Gol, Voyage e
Fox desde abril do ano passado.
A Castrol, fabricante do óleo,
porém, afirma que o motivo do
problema não está no óleo.
Em entrevista à Folha, o vice-presidente de relações institucionais da Castrol, Ivan Simões Filho, disse que o óleo
produzido pela empresa atende às especificações da Volkswagen e passou por todos os
testes necessários para a sua
aprovação.
"O sistema de lubrificação de
um motor é muito mais complexo do que somente a função
que o óleo exerce no sistema."
Simões confirmou que a Castrol modificou a fórmula química do óleo -e não as suas especificações de desempenho
API SJ (sintético) e de viscosidade 5W40- para o primeiro
abastecimento na linha de
montagem a pedido da Volks.
Na época, o motor 1.0 teve
modificações mecânicas para
ganhar torque e reduzir as
emissões de poluentes .
O vice-presidente da Castrol,
porém, não revelou detalhes da
composição química do novo
óleo, que, segundo a VW, seria
o culpado pelos problemas de
lubrificação nos motores -até
agora, a montadora diz ter registrado cerca de 400 casos.
Simões disse ainda que o
óleo que a Castrol fornece à
montadora é "praticamente
igual" ao que distribui aos concessionários para as revisões
de 10 mil quilômetros (Fox) e
15 mil quilômetros (Novo Gol e
Voyage) -agora, todas ocorrerão aos 10 mil quilômetros.
Procurada pela Folha, a
Volkswagen não quis comentar. Já a Castrol, após ser questionada pela montadora, enviou um comunicado à Folha
afirmando que "a diretoria da
Castrol do Brasil não confirma
as informações da entrevista".
Na mesma nota, a fabricante
do óleo também informa que "a
Castrol tem capacidade para
atender a todas as ações de serviço técnico requeridas pela
Volkswagen". Como cada um
dos 400 mil veículos receberá
entre 3,5 e 4 litros de óleo, terá
de ser fabricado ao menos 1,6
milhão de litros pela Castrol.
Recall
A montadora diz ter registrado o primeiro problema no motor 1.0 há um mês, mas só anteontem à noite enviou um comunicado às revendas com
orientações para a troca do óleo
certo -usarão o mesmo do Fox
feito de 2003 a março de 2008.
Até sexta-feira, a recomendação era para as revendas
abrirem o motor avariado, tirarem fotos das peças e enviarem
para a engenharia da Volkswagen, que autorizaria -ou não-
a troca de peças ou do motor.
Thomas Schmall, presidente
da Volkswagen, afirma que a
empresa arcará com todas as
despesas relativas ao conserto
dos motores e aumentará o
prazo de garantia dos motores
de três para quatro anos.
A empresa também se compromete a fornecer carro-reserva aos clientes que tiverem
de trocar peças ou motores.
Para Schmall, a empresa não
fará recall, mas, nesta quarta-feira, terá de provar ao Procon-SP que o problema de lubrificação não afeta a segurança.
Na dúvida, a VW irá informar
os proprietários por carta e por
anúncios em veículos de grande circulação nesta semana.
Colaboraram FELIPE NÓBREGA e RICARDO
RIBEIRO , da Reportagem Local
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