São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

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VW culpa o óleo, mas Castrol diz que o fluido está correto

Montadora afirma que ruído no motor 1.0 de Gol, Fox e Voyage ocorre por lubrificação ruim; revendas não sabiam

Divulgação
Novo Fox foi lançado na semana passada em meio a problemas de ruído nos motores 1.0

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Volkswagen apontou o óleo lubrificante como a causa dos ruídos nos seus motores 1.0 VHT, que equipam 400 mil modelos de Novo Gol, Voyage e Fox desde abril do ano passado.
A Castrol, fabricante do óleo, porém, afirma que o motivo do problema não está no óleo.
Em entrevista à Folha, o vice-presidente de relações institucionais da Castrol, Ivan Simões Filho, disse que o óleo produzido pela empresa atende às especificações da Volkswagen e passou por todos os testes necessários para a sua aprovação.
"O sistema de lubrificação de um motor é muito mais complexo do que somente a função que o óleo exerce no sistema." Simões confirmou que a Castrol modificou a fórmula química do óleo -e não as suas especificações de desempenho API SJ (sintético) e de viscosidade 5W40- para o primeiro abastecimento na linha de montagem a pedido da Volks.
Na época, o motor 1.0 teve modificações mecânicas para ganhar torque e reduzir as emissões de poluentes . O vice-presidente da Castrol, porém, não revelou detalhes da composição química do novo óleo, que, segundo a VW, seria o culpado pelos problemas de lubrificação nos motores -até agora, a montadora diz ter registrado cerca de 400 casos.
Simões disse ainda que o óleo que a Castrol fornece à montadora é "praticamente igual" ao que distribui aos concessionários para as revisões de 10 mil quilômetros (Fox) e 15 mil quilômetros (Novo Gol e Voyage) -agora, todas ocorrerão aos 10 mil quilômetros.
Procurada pela Folha, a Volkswagen não quis comentar. Já a Castrol, após ser questionada pela montadora, enviou um comunicado à Folha afirmando que "a diretoria da Castrol do Brasil não confirma as informações da entrevista".
Na mesma nota, a fabricante do óleo também informa que "a Castrol tem capacidade para atender a todas as ações de serviço técnico requeridas pela Volkswagen". Como cada um dos 400 mil veículos receberá entre 3,5 e 4 litros de óleo, terá de ser fabricado ao menos 1,6 milhão de litros pela Castrol.

Recall
A montadora diz ter registrado o primeiro problema no motor 1.0 há um mês, mas só anteontem à noite enviou um comunicado às revendas com orientações para a troca do óleo certo -usarão o mesmo do Fox feito de 2003 a março de 2008.
Até sexta-feira, a recomendação era para as revendas abrirem o motor avariado, tirarem fotos das peças e enviarem para a engenharia da Volkswagen, que autorizaria -ou não- a troca de peças ou do motor.
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen, afirma que a empresa arcará com todas as despesas relativas ao conserto dos motores e aumentará o prazo de garantia dos motores de três para quatro anos.
A empresa também se compromete a fornecer carro-reserva aos clientes que tiverem de trocar peças ou motores. Para Schmall, a empresa não fará recall, mas, nesta quarta-feira, terá de provar ao Procon-SP que o problema de lubrificação não afeta a segurança. Na dúvida, a VW irá informar os proprietários por carta e por anúncios em veículos de grande circulação nesta semana.


Colaboraram FELIPE NÓBREGA e RICARDO RIBEIRO , da Reportagem Local


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