São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vectra se desvaloriza mais que japoneses

Usado, sedã perde até 35% em dois anos; GM diz que carro "está na fase de troca e de ajuste de valor"

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

A vida do Chevrolet Vectra, reestilizado no fim de 2005, não tem sido fácil. Apesar das boas vendas -em janeiro, foram 2.323 unidades-, ele é evitado na revenda. E, quando um lojista o aceita, paga bem menos do que as tabelas indicam.
A desvalorização nos dois primeiros anos chega a 35%. Segundo a Assovesp (associação dos lojistas), o Vectra 2007 perdeu 17,3% em relação ao zero-quilômetro. O Honda Civic se desvalorizou 12,6%, e o Toyota Corolla amarga 15,8%.
O contador Wilson Farias, 41, pagou R$ 81 mil pela versão Elite 2.4 há dois anos e a vendeu por R$ 52 mil, R$ 12 mil a menos que o indicado pelo Datafolha. Já a empresária Leila Matta, 57, dona de cinco Chevrolet consecutivos, quase a abandonou ao ver a cotação de seu Elegance despencar em 20 meses.
"Só comprei uma Zafira porque as revendas Chevrolet pagavam mais pelo Vectra", afirma Matta, que comprou o sedã por R$ 57 mil e o vendeu, há um mês, por R$ 45,3 mil. Segundo o Datafolha, ele vale R$ 51.850.
A empresária conta que foi a lojas de outras marcas: "Na Honda, os vendedores nem olhavam o carro. Pagavam R$ 41 mil e diziam que o pátio estava lotado de Vectra encalhado".
O problema é que o Vectra ganhou uma versão mais barata, a Expression, em janeiro de 2007. Hoje custa R$ 56.974 e não oferece ar-condicionado digital, rodas de liga leve, som nem airbag, itens do Elegance.
"Quando um usado custa mais de R$ 50 mil, compete com outros zero-quilômetro", reconhece Samuel Russell, diretor de marketing da GM.
Segundo ele, o crescimento do mercado de novos -teve alta de 27,8% em 2007- força uma desvalorização do usado. "O cliente de Vectra o troca a cada dois ou três anos. O carro agora está na fase de troca."
Russell também diz que não ofertou o Expression em 2005 pois, em lançamentos, a GM foca os clientes que pagam mais pela novidade. "Queríamos dar visibilidade ao carro. O Expression não é bonito de olhar."
Para acabar com "buracos" entre as versões, o motor 2.0 do Vectra acaba de ganhar a opção Elite. Custa R$ 76.527, R$ 5.205 a menos que o Elite 2.4 e R$ 12.649 acima do Elegance.


O carro foi cedido para avaliação pela montadora


Texto Anterior: Capitães da indústria - Jaime Ardila: Hummer e Cadillac serão vendidos aqui
Próximo Texto: Cartas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.