|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Vectra se desvaloriza mais que japoneses
Usado, sedã perde até 35% em dois anos; GM diz que carro "está na fase de troca e de ajuste de valor"
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
A vida do Chevrolet Vectra,
reestilizado no fim de 2005,
não tem sido fácil. Apesar das
boas vendas -em janeiro, foram 2.323 unidades-, ele é evitado na revenda. E, quando um
lojista o aceita, paga bem menos do que as tabelas indicam.
A desvalorização nos dois
primeiros anos chega a 35%.
Segundo a Assovesp (associação dos lojistas), o Vectra 2007
perdeu 17,3% em relação ao zero-quilômetro. O Honda Civic
se desvalorizou 12,6%, e o Toyota Corolla amarga 15,8%.
O contador Wilson Farias, 41,
pagou R$ 81 mil pela versão Elite 2.4 há dois anos e a vendeu
por R$ 52 mil, R$ 12 mil a menos que o indicado pelo Datafolha. Já a empresária Leila Matta, 57, dona de cinco Chevrolet
consecutivos, quase a abandonou ao ver a cotação de seu Elegance despencar em 20 meses.
"Só comprei uma Zafira porque as revendas Chevrolet pagavam mais pelo Vectra", afirma Matta, que comprou o sedã
por R$ 57 mil e o vendeu, há um
mês, por R$ 45,3 mil. Segundo o
Datafolha, ele vale R$ 51.850.
A empresária conta que foi a
lojas de outras marcas: "Na
Honda, os vendedores nem
olhavam o carro. Pagavam R$
41 mil e diziam que o pátio estava lotado de Vectra encalhado".
O problema é que o Vectra
ganhou uma versão mais barata, a Expression, em janeiro de
2007. Hoje custa R$ 56.974 e
não oferece ar-condicionado
digital, rodas de liga leve, som
nem airbag, itens do Elegance.
"Quando um usado custa
mais de R$ 50 mil, compete
com outros zero-quilômetro",
reconhece Samuel Russell, diretor de marketing da GM.
Segundo ele, o crescimento
do mercado de novos -teve alta de 27,8% em 2007- força
uma desvalorização do usado.
"O cliente de Vectra o troca a
cada dois ou três anos. O carro
agora está na fase de troca."
Russell também diz que não
ofertou o Expression em 2005
pois, em lançamentos, a GM foca os clientes que pagam mais
pela novidade. "Queríamos dar
visibilidade ao carro. O Expression não é bonito de olhar."
Para acabar com "buracos"
entre as versões, o motor 2.0 do
Vectra acaba de ganhar a opção
Elite. Custa R$ 76.527, R$
5.205 a menos que o Elite 2.4 e
R$ 12.649 acima do Elegance.
O carro foi cedido para avaliação pela montadora
Texto Anterior: Capitães da indústria - Jaime Ardila: Hummer e Cadillac serão vendidos aqui Próximo Texto: Cartas Índice
|