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Nervoso, Mitsubishi Evo tinha de sair de fábrica com focinheira
Com cara de mau e motor de 295 cv, Lancer é 35% mais caro que Impreza WRX
DA REPORTAGEM LOCAL
Em 2008, a Volkswagen se
encheu de orgulho ao anunciar
o Fox Extreme como o primeiro nacional tunado.
Além de adesivos no para-lama dianteiro, o compacto trazia as rodas pintadas de preto,
mas nenhum cavalo extra de
potência -tinha tanto tempero
quanto comida de hospital.
O preparado Mitsubishi Lancer Evolution é o oposto. Se o
esportivo japonês peca em algo,
é no excesso. O enorme aerofólio traseiro, por exemplo, seria
motivo suficiente para algum
policial parar o motorista por
suspeita de mudança das características originais do carro.
Até o mecânico de confiança
iria suspeitar. Afinal, um sedã
familiar equipado com rodas
BBS, bancos concha, amortecedores Bilstein, freios Brembo e
motor turbinado, só se fosse
um modelo de rali.
E é. Mas só agora -na décima
geração- o Evo resolve oferecer dose razoável de conforto e
capricho no acabamento. Ainda assim, longe do padrão dos
esportivos alemães.
De igual, só o desempenho.
Aliás, a saúde do motor 2.0 (295
cv) do sedã da Mitsubishi é o
que mais chama a atenção.
No teste Folha-Mauá, o carro cravou 100 km/h em apenas
5,8s. É quase 1s mais rápido
que o Subaru Impreza WRX
2.5 Turbo (230 cv), seu rival
também nas pistas.
A favor do Evo estão o câmbio de seis marchas com dupla
embreagem e a tração integral
com sistema de controle de
aceleração lateral (AYC).
Contra, só o preço de R$ 199
mil. O Subaru (modelo 2009)
sai por R$ 126 mil.
Se design for quesito de desempate, melhor nem encarar
o Evolution de perto. A cara de
mau dele desencoraja até os pit
bulls viciados em fazer xixi em
pneu de carro bacana.
(FN)
A Mitsubishi cedeu o Evo para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Assista ao vídeo do Evo X
www.folha.com.br/1012015
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