São Paulo, domingo, 02 de maio de 2010

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Cartas

Consumo do Sportage
"Comprei um Sportage 2.0 e fui informado de que a média de consumo era de 10 km/l na rodovia e de 8 km/l na cidade. Só que ele faz, em média, 5 km/l e 7 km/l, respectivamente. Desde julho de 2009, vou à concessionária e me informam que a média não é correta e fazem testes e modificações, mas a questão não foi resolvida."
Rafael Padua (Marília, SP)

Resposta da Kia - "O consumo de combustível depende de diversos fatores, como pressão dos pneus, topografia do terreno e atuação do motorista."

Réplica do leitor - "Fui informado pela concessionária RBV de que os vendedores são treinados para informar um consumo que não confere com a realidade. No meu caso, ele está bem abaixo do da fábrica."

Motor do Gol
"Adquiri um Gol City 1.0, em agosto, na Sorana. Desde o início, ouço ruído no motor, que interpretei como normal, pois não percebi nenhum outro sinal. Em 30 de dezembro, ele foi para a primeira revisão, na Original, com barulho na porta do motorista e no motor. Em 10 de fevereiro, com 14.490 km, foi guinchado com barulho forte no motor e para troca da tampa traseira. O veículo está com 17.636 km, a luz do freio no painel acende direto e o motor faz barulho ensurdecedor. Diante do perigo, o carro está parado."
Sérgio Teixeira Alves (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A autorizada Dokar informa que, após correções, o veículo foi entregue ao cliente em 23 de abril, em condições normais."

Réplica do leitor - "O barulho ainda não retornou."

C3 sem vedação
"Adquiri um C3 automático porque tenho esclerose múltipla. Com um ano de uso, apresentou um problema e foi rebocado à Concorde. Após dez dias, disseram que havia água na caixa de marchas e que a garantia não cobria o reparo. Recomendaram que eu acionasse o seguro. O veículo transitou por vias com poças d'água, mas sem alagamentos, e não entrou água pelo cano de descarga. Estou sem carro desde 8 de março."
Nilma Cristina Chaves (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta da Citroën - "A origem do inconveniente foi a entrada de água na caixa de direção, evento não coberto pela garantia. O custo do reparo é de responsabilidade da cliente."

Kangoo sem revisão
"Adquiri um Kangoo 2005, em janeiro, na Armando. Com um mês, começou a ter problemas na parte elétrica, no ar-condicionado, no alarme e no sensor de rotação. Duas semanas após a troca desse sensor, o carro apresentou defeito na bobina. Depois de muita briga, consertaram o carro, mas ele voltou a morrer."
Danilson Farisato (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Foi diagnosticada avaria nas bobinas, que foram substituídas. Quanto ao alarme, a bateria do controle da chave estava fraca e foi trocada. A concessionária não fez intervenção no ar-condicionado porque o cliente não encaminhou o veículo."

Direção do Fiesta
"Comprei um Fiesta há três meses. Enquanto dirigia, a barra de direção quebrou. Desde então, enfrento problemas com a Ford e a Lemar, que se negam a cobrir a garantia, dizendo que a peça sofreu forte impacto. A concessionária diz que devo ligar para a Ford, e a montadora quer um laudo da autorizada. Querem que eu pague R$ 2.056 pelo conserto de um carro com pouco mais de 1.000 km."
Helton Alencar Moreira (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Os problemas não decorrem da qualidade, e sim de ação externa (batida)."

Vectra que range
"Desde que adquiri um Vectra GTX, em 2008, ele faz barulho quando o freio de mão está puxado e quando alguém entra ou sai do carro. Levei-o a três concessionárias, e os técnicos dizem que o barulho vem de uma característica do carro, o freio a disco. Vi na internet que outros proprietários de carros da Chevrolet têm o mesmo problema. Considero absurdo pagar R$ 76 mil por um carro que range como uma carroça."
Graziela Machado (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O assunto foi concluído com o serviço de atendimento e a concessionária transmitindo à cliente os esclarecimentos."

Réplica da leitora - "Estou me sentindo enganada e quero meu dinheiro de volta."


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