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Cartas
Consumo do Sportage
"Comprei um Sportage 2.0 e
fui informado de que a média
de consumo era de 10 km/l na
rodovia e de 8 km/l na cidade.
Só que ele faz, em média, 5 km/l
e 7 km/l, respectivamente. Desde julho de 2009, vou à concessionária e me informam que a
média não é correta e fazem
testes e modificações, mas a
questão não foi resolvida."
Rafael Padua (Marília, SP)
Resposta da Kia - "O consumo de
combustível depende de diversos fatores, como pressão dos
pneus, topografia do terreno e
atuação do motorista."
Réplica do leitor - "Fui informado
pela concessionária RBV de
que os vendedores são treinados para informar um consumo
que não confere com a realidade. No meu caso, ele está bem
abaixo do da fábrica."
Motor do Gol
"Adquiri um Gol City 1.0, em
agosto, na Sorana. Desde o início, ouço ruído no motor, que
interpretei como normal, pois
não percebi nenhum outro sinal. Em 30 de dezembro, ele foi
para a primeira revisão, na Original, com barulho na porta do
motorista e no motor. Em 10 de
fevereiro, com 14.490 km, foi
guinchado com barulho forte
no motor e para troca da tampa
traseira. O veículo está com
17.636 km, a luz do freio no painel acende direto e o motor faz
barulho ensurdecedor. Diante
do perigo, o carro está parado."
Sérgio Teixeira Alves (São Paulo, SP)
Resposta da Volkswagen - "A autorizada Dokar informa que, após
correções, o veículo foi entregue ao cliente em 23 de abril,
em condições normais."
Réplica do leitor - "O barulho ainda não retornou."
C3 sem vedação
"Adquiri um C3 automático
porque tenho esclerose múltipla. Com um ano de uso, apresentou um problema e foi rebocado à Concorde. Após dez dias,
disseram que havia água na caixa de marchas e que a garantia
não cobria o reparo. Recomendaram que eu acionasse o seguro. O veículo transitou por vias
com poças d'água, mas sem alagamentos, e não entrou água
pelo cano de descarga. Estou
sem carro desde 8 de março."
Nilma Cristina Chaves (Rio de Janeiro, RJ)
Resposta da Citroën - "A origem
do inconveniente foi a entrada
de água na caixa de direção,
evento não coberto pela garantia. O custo do reparo é de responsabilidade da cliente."
Kangoo sem revisão
"Adquiri um Kangoo 2005,
em janeiro, na Armando. Com
um mês, começou a ter problemas na parte elétrica, no ar-condicionado, no alarme e no
sensor de rotação. Duas semanas após a troca desse sensor, o
carro apresentou defeito na bobina. Depois de muita briga,
consertaram o carro, mas ele
voltou a morrer."
Danilson Farisato (São Paulo, SP)
Resposta da Renault - "Foi diagnosticada avaria nas bobinas,
que foram substituídas. Quanto ao alarme, a bateria do controle da chave estava fraca e foi
trocada. A concessionária não
fez intervenção no ar-condicionado porque o cliente não encaminhou o veículo."
Direção do Fiesta
"Comprei um Fiesta há três
meses. Enquanto dirigia, a barra de direção quebrou. Desde
então, enfrento problemas com
a Ford e a Lemar, que se negam
a cobrir a garantia, dizendo que
a peça sofreu forte impacto. A
concessionária diz que devo ligar para a Ford, e a montadora
quer um laudo da autorizada.
Querem que eu pague R$ 2.056
pelo conserto de um carro com
pouco mais de 1.000 km."
Helton Alencar Moreira (São Paulo, SP)
Resposta da Ford - "Os problemas
não decorrem da qualidade, e
sim de ação externa (batida)."
Vectra que range
"Desde que adquiri um Vectra GTX, em 2008, ele faz barulho quando o freio de mão está
puxado e quando alguém entra
ou sai do carro. Levei-o a três
concessionárias, e os técnicos
dizem que o barulho vem de
uma característica do carro, o
freio a disco. Vi na internet que
outros proprietários de carros
da Chevrolet têm o mesmo problema. Considero absurdo pagar R$ 76 mil por um carro que
range como uma carroça."
Graziela Machado (São Paulo, SP)
Resposta da General Motors - "O
assunto foi concluído com o
serviço de atendimento e a concessionária transmitindo à
cliente os esclarecimentos."
Réplica da leitora - "Estou me sentindo enganada e quero meu dinheiro de volta."
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