|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SALÃO DE SÃO PAULO
Descolados, 500 e fortwo vêm em 2009
Sucesso na Europa, compactos de Fiat e smart custarão mais que Corolla; longe do salão, Mini completará tríade
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem passeia pelos Jardins
(zona oeste) já deve ter visto
um smart fortwo vermelho
conversível. Ou mesmo um Mini Cooper S de teto quadriculado parado ao lado de um Fiat
500 novinho em folha.
Pois saiba que esses três carrinhos adorados na Europa
agora têm passaporte carimbado para o Brasil. Eles eram vendidos por importadores independentes, mas serão trazidos
pelas próprias montadoras.
Seus preços passarão de
exorbitantes a caros. Ou você
acha que o pequenino smart vale R$ 100 mil? A Daimler -dona da Mercedes e da smart-
também achou que não e já avisou que custará entre R$ 55 mil
e R$ 60 mil a partir de março.
É exatamente o preço do Toyota Corolla mais barato daqui.
Só que, na Europa, o sedã com
motor 1.6 custa 20.280 (R$
55,6 mil), enquanto o smart
fortwo 1.0 turbo de 84 cv (cavalos), que será vendido aqui, sai
por 12.830 (R$ 35,1 mil).
O Fiat 500 será ainda mais
elitizado. Chegará em julho por
cerca de R$ 80 mil, mas lá custa
14 mil (R$ 38,4 mil), com o
mesmo motor 1.4 16V (100 cv)
que desembarcará aqui.
"No Brasil, o 500 será um
carro de nicho, assim como o
[Volkswagen] Beetle. Não é de
volume ou para ganhar dinheiro", afirma Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.
Ramos afirma que o 500 está
sendo adaptado para o Brasil,
apesar de o motor ser o mesmo
usado pelo Punto T-Jet (152
cv), mas sem o turbo.
Desengarrafamento
Para a Daimler, nem o 500
será concorrente do smart. "O
fortwo é muito menor, mais barato e feito para duas pessoas",
diz o vice-presidente de vendas
da Daimler, Philip Schiemer.
Para a Daimler, a lógica é
simples: a ocupação média no
trânsito é de até duas pessoas
por carro. Se 70% dos veículos
tivessem os 2,69 m do fortwo, o
engarrafamento cairia 50%.
Sem falar no consumo declarado pela fábrica -15 km/l na
cidade e 24 km/l na estrada.
Uma realidade que já pertenceu ao inglês Mini Cooper. Hoje ele está maior, mais caro e,
dos três, é o único que não está
no salão "porque a Mini tem
um estande com "layout" diferente do da BMW", explica Jörg
Henning Dornbusch, presidente da BMW, dona da Mini.
Ele confirma a chegada das
versões hatch e Clubman para
março. A primeira custará R$
100 mil, e a segunda, R$ 130
mil. Sempre com o motor 1.6
turbo de 175 cv.
(FABIANO SEVERO)
Texto Anterior: Espionagem autorizada Próximo Texto: Ferrari e Lamborghini formam fila; Pagani estréia na mostra Índice
|