São Paulo, domingo, 03 de abril de 2011 |
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Beleza americana Feitos no Brasil, "hot rod" Sigma e Harley XR 1200X escondem uma mecânica moderna sob um design retrô
FABIANO SEVERO EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS Reza a lenda que os "hot rods" nasceram após a Segunda Guerra Mundial, sob um devaneio californiano de adaptar motores V8 muito potentes em calhambeques da década de 30. Para reduzir peso e ganhar performance, valia tudo: tirar para-choque, para-lama, lateral do cofre do motor e até o teto. O V8, claro, ganhava um veneno -daí o nome "biela quente". Agora, o sonho americano ganha vida num galpão em Santo André (Grande SP). O empresário Ricardo Rodrigues, 49, estava cansado de procurar peças para seus antigos Fordinhos e resolveu criar o seu próprio "hot rod". Em 2006, ele começou a projetar o chassi de alumínio com um maquinário ocioso da sua fábrica Sigmatronic. Rodrigues já tinha uma carroceria de Chevy 33 que ganhou na troca por um dos antigos. Só precisou criar o molde para a fibra de vidro. Depois encomendou peças da Stock Car, como discos de freio e diferencial autoblocante, amortecedores Fênix reguláveis e fibra de carbono para criar os pseudo-para-lamas. Faltava o principal: o motor. Primeiro, ele adaptou um Chevrolet V8 350 (5,7 litros) de um Camaro 69. Em seguida, importou um bloco novo com carburador Holley. Foi o suficiente para gerar algo em torno de 315 cv. É a mesma receita americana da novíssima Harley-Davidson XR 1200X: mecânica moderna sob um design retrô. E mais: também montada no Brasil, em Manaus. Pela primeira vez, a Harley, agora como montadora oficial no país, lança uma moto com um quê de esportividade japonesa. Há suspensões reguláveis (a dianteira é invertida) da marca Showa, discos duplos da Nissin e rodas de alumínio de aros 17 e 18. As pedaleiras são recuadas, tentando fazer uma "custom" virar uma "naked" (sem carenagem) urbana. Só que, na cidade, o "hot" e a Harley pagam o preço. Próximo Texto: 'Hot rod' e Harley são parecidos até na pista Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |