São Paulo, domingo, 03 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Hot rod' e Harley são parecidos até na pista

Suspensão esportiva e motor com alto torque seguem receita americana

Propulsores em 'V' estão sempre dispostos a acelerar, mas vibram a ponto de chacoalhar os espelhos retrovisores

DE SÃO PAULO

"Quem quer um 'hot rod' quer uma cadeira elétrica." No bom sentido, é claro, dizia Ricardo Rodrigues, o 'pai' do Sigma, ao se referir ao desempenho eletrizante do Chevy 33.
Não dá para exigir conforto de veículos que buscam desempenho sem parcimônia. Ou você acha que o 'hot rod' sem teto foi feito para uma carreata de posse do Lula?
A suspensão independente nas quatro rodas, com amortecedores horizontais e reguláveis na dianteira (Indy style), faria o ex-presidente pular como um manifestante em dia de comício.
A proposta é andar rápido em retas e curvas. Por isso o 'hot' está calçado com enormes pneus 305/25 R20 na traseira, que destracionam quando o motorista acelera fundo no pedal de alumínio. No teste Folha-Mauá, o Sigma cravou 100 km/h em 6,8s, pouco acima do Dodge Challenger SRT8 (425 cv). Para um 'hot' de 315 cv e apenas 1.000 kg, esperava-se uma arrancada melhor.

SUPERCHARGED
Rodrigues, porém, avisa: 'Estudamos colocar um motor V8 maior ou mesmo um compressor. Aí a potência vai passar dos 500 cv'.
A Harley XR 1200X não sonha tão alto. E, se sonhasse, não saberíamos ±a fábrica não informa a potência do motor V2 Evolution.
O torque de 11 kgfm já dá uma pista do grande salto em relação à versão de entrada, a 883 Sportster. Na XR, a grande evolução está na suspensão. O garfo invertido e regulável torna a moto mais ágil. Os pneus esportivos também ajudam a deixá-la menos Harley e mais Honda ±que os americanos encarem como um elogio.
Para quem quer uma Harley que, enfim, contorna curvas com certa habilidade, o pacote da XR vale cada centavo. Ela sai por R$ 33 mil. Já para a brincadeira com o 'hot' é preciso de R$ 180 mil. Com motor V8 de Camaro antigo, é mais divertido que o Camaro novo. (FABIANO SEVERO)



Texto Anterior: Beleza americana
Próximo Texto: E eu com isso?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.