São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011 |
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CrossFox vence o duelo de 'aventureiros' Hatch enfeitado da Volkswagen supera o Renault Sandero Stepway por oferecer melhor dirigibilidade, mas seu preço é maior Suspensão macia em excesso e posição de guiar são pecados no Stepway; Crossfox trata melhor o motorista RICARDO RIBEIRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Versões de estilo "aventureiro" representam mais de 50% das vendas de alguns dos principais modelos do mercado brasileiro, de acordo com as montadoras. Em um dia de chuva ou em cidades de asfalto cada vez mais esburacado, é fácil entender a predileção de alguns pelos carros "altinhos" e a suposta sensação de segurança atribuída a esses modelos. Modismo ou necessidade, fabricantes que almejam fatias maiores de mercado não podem desprezar o segmento, inaugurado pela Fiat, em 1999, com a Palio Adventure. A Renault entrou na onda em 2008, com o Sandero Stepway. E, na reestilização recente da linha, a versão "fora-de-estrada" do hatch recebeu tratamento especial. Mas sua tarefa neste teste Folha-Mauá é difícil: encarar o VW CrossFox, lançado em 2005 e remodelado no ano passado. O Stepway 2012 ganhou cara de mau e interior mais caprichado. Mas nada que desperte tanto "uau!" como no comercial. Os pneus de perfil baixo e a suspensão macia dão um comportamento mais urbano ao carro. A carroceria balança mais que o desejado e isso denuncia a simplicidade do projeto desenvolvido pela Dacia, braço da Renault na Romênia. A posição de guiar do Sandero é desconfortável, com pedal de embreagem muito baixo em relação ao acelerador e ao freio. O motorista fica torto ao volante -que só tem regulagem de altura, e não de profundidade. O VW CrossFox traz os dois ajustes. ATALHO DE SHOPPING O estepe pendurado na tampa do porta-malas dá ao CrossFox uma identificação "off-road" mais óbvia. Os pneus 205/60 R15 e a suspensão mais firme se encaixam com a aparência. Mas nada de ilusões: ambos os modelos são para quem acha que aventura é pegar atalho para o shopping. Na pista, o resultado foi parelho -apesar de o Crossfox pesar 13 kg a mais e ter 8 cv a menos que o Renault Sandero Stepway. O VW ainda consegue retomar mais rápido que o Renault e oferece posição de guiar melhor. O maior defeito do Volkswagen está na tabela, com o preço inicial partindo de salgados R$ 49.890. De série, além do visual, há airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, rodas de liga leve e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. Quer ar-condicionado? Tem de pagar mais R$ 3.800. O Stepway parte de R$ 42,6 mil com ar-condicionado de série, mas airbags e ABS são opcionais: custam R$ 2.500. O Sandero sai por menos e oferece mais espaço interno. Contudo, o Crossfox trata melhor o motorista. As montadoras cederam os carros para teste INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA 0/xx/11/4239-3092; www.maua.br Texto Anterior: Foco: Dirigir um modelo conversível rejuvenesce, diz dono de SLK Próximo Texto: Renault irá fabricar mais um automóvel compacto no Brasil Índice | Comunicar Erros |
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