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Após três anos, A3 alem ão chega ao Brasil 66% mais caro
Menor Audi custa de R$ 99.850 a R$ 145.467, valor que vai a R$ 165.687 com teto solar e sensor de obstáculos
DA REDAÇÃO
A letra "A" é a mesma, assim
como o número três. No mais,
de chapas que formam a carroceria a sensores que percebem
o lado em que o sol bate mais
forte para ajustar o ar-condicionado, tudo é inédito. Maior e
agora importado da Alemanha,
o novo Audi A3 é um novo carro. E até 66% mais caro.
O motor 2.0 Turbo -que custará R$ 138.621 ou R$ 145.467,
dependendo do câmbio- substitui o 1.8T, cujo preço ia de
R$ 79,8 mil a R$ 102,3 mil. Agora são 200 cv (cavalos), enquanto eram 150 cv ou 180 cv.
Foi o novo propulsor que, em
escala industrial, inaugurou a
produção de motores com injeção direta de combustível e turbina. Em outras palavras, o A3
atinge os 100 km/h em 7,16s,
aponta o teste Folha-Mauá. O
anterior, no litoral, precisava
de 9,15s. O A3 alemão -que na
versão de quatro portas ganha
o sobrenome Sportback- leva
30,75s até 200 km/h.
O câmbio também evoluiu.
Batizado de S tronic, deixa
duas marchas "no ponto" para
serem engatadas. Quando a
primeira sai, entra a segunda, e
a terceira já fica pronta. Assim,
não há perda de tempo entre as
marchas. Entre 40 km/h e 80
km/h, por exemplo, o novo Audi requer 4,42s. O Mercedes-Benz A 200 (136 cv e câmbio de
sete velocidades) exige 6,22s.
Lançada na Alemanha há
dois anos, a versão de entrada é
equipada com propulsor 1.6, de
102 cv, 1 cv a mais do que o A3
fabricado no Brasil entregava.
O preço subiu de R$ 66.950 para R$ 110,9 mil. A versão de
duas portas, que havia abandonado o mercado nacional, volta
por R$ 99.850 só com o propulsor mais fraco. Inicialmente
mostrada em 2003, já passou
por um "face-lift" na Europa.
Tecnológico
Além do Imposto de Importação, com uma alíquota de
35%, o A3 ficou mais caro por
ganhar tecnologia. A suspensão, por exemplo, não é mais fixada na carroceria, mas num
suporte de alumínio junto com
o motor. "Assim, o ruído é absorvido antes de chegar ao interior", diz Lothar Reinnghaus,
instrutor técnico da Audi.
Ainda sem o sensor que aciona automaticamente o limpador do pára-brisa, o A3 conta
com palhetas que nunca ficam
no mesmo lugar para que não
endureçam. O volante tem ajuda de um sensor magnético que
aciona um motor elétrico, e a
direção fica mais leve nas manobras. O encosto "absorve" a
cabeça nas batidas.
Com 13 cm a mais no comprimento e 7 cm extras na distância entre os eixos, o A3 é equipado com tecnologia Bluetooth
e preparação para iPod, que é
controlado por comandos no
volante. Tudo para atrair cem
consumidores a cada 30 dias
-o A3 paranaense chegou a ter,
em 2001, mais de mil unidades
vendidas mensalmente.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
O A3 foi cedido para teste pela Audi
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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