São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

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Estranha coincidência

Com preços na casa dos R$ 240 mil, 325i Coupé, 300C SRT8 e Murano são bem diferentes

Renato Stockler/Folha Imagem
Da esquerda para a direita, o BMW 325i Coupé (218 cv), o Chrysler 300C SRT8 (431 cv) e o Nissan Murano (231 cv)


FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Você deve estar se perguntando o que há em comum entre o Chrysler 300C SRT8, o Nissan Murano e o BMW 325i Coupé. Além de serem as "meninas dos olhos" dos departamentos de design de suas montadoras, são esportivos e custam cerca de R$ 240 mil.
Claro que o desempenho, avaliado no teste Folha-Mauá, diz muito, mas não é tudo.
Com motor 6.1 V8 (oito cilindros em "V") e 431 cv (cavalos), o 300C é o mais rápido. Cravou 6,16s para ir de 0 a 100 km/h. O 325i, com seus seis cilindros em linha (218 cv), precisou de 9,17s, sete décimos de segundo a menos que o Murano, que usa propulsor 3.5 V6 de 231 cv.
A diferença de desempenho é causada, principalmente, pela relação peso/potência. Apesar de ostentar 2.040 kg, cada cavalo do Chrysler "carrega" apenas 4,73 kg. No BMW, essa relação sobe para 6,85 kg/cv, e ela chega a 8,1 kg/cv no Nissan.
É preciso, porém, analisar de que forma aceleram. Mais rápido em todas as provas, o 300C faz lembrar um adolescente rebelde. Pelo pavio curto e pela forma desajeitada como corre: um toque no acelerador, e ele dá um pulo para a frente. Mas não transmite segurança suficiente, mesmo com suspensões enrijecidas e rodas de aro 20.

Frankstein
Da adolescência, o 300C também traz a falta de noção com as extremidades. Assim como o jovem que derruba tudo por não perceber que a mão cresceu, o Chrysler raspa o pára-choque em valetas rasas.
Já o BMW é mais maduro e sensato. Sabe quando e como acelerar, dando total segurança ao motorista. Dos três, é o que mais faz o motorista sentir que está num carro esportivo de tração traseira. É possível trocar as seis marchas de forma seqüencial pela alavanca. E melhor: para a frente e para trás, e não para a direita e para a esquerda, como no 300C.
O Murano é o típico "cinqüentão" que não aceita a idade e se veste como os jovens, chamando a atenção por onde passa. Apesar de parecer um utilitário esportivo, tem comportamento de perua grande. Por isso é um "crossover", conceito cada vez mais comum nos EUA.
Se a engenharia permitisse, o carro esportivo perfeito teria um pouco de cada um dos três. Do 300C, viriam os bancos, o motor e as rodas. O Murano cederia o câmbio continuamente variável e a tração 4x4 permanente. Tudo isso iria, então, para o BMW, que tem carroceria, suspensão, freios e dirigibilidade aprimorados. A experiência poderia resultar num Frankstein. Ou num Super-Homem.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras



INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br 0/xx/11/4239-3092



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