São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010

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Cartas

Civic com falhas
"Chamou minha atenção a carta do leitor Fábio Maluf, publicada na edição de 14 de fevereiro. Tenho um Civic 2008 que apresenta a mesma falha no arranque, quando o motor está frio e o ar-condicionado, ligado. Levei o veículo à revenda e nada foi detectado. Creio que acontece algo com alguns motores do Civic e que as revendas da Honda não conseguem diagnosticar o problema."
Fausto Mascarenhas Júnior (São Bernardo do Campo, SP)

Resposta da Honda - "Conforme contato com o cliente, colocamos as autorizadas à disposição para avaliar o veículo, com o nosso acompanhamento."

Câmbio do Corolla "Comprei um Corolla 2009 que apresentou defeito na transmissão. Na troca de marcha, o giro do motor sobe muito e o carro perde aceleração. Comuniquei a fábrica e levei o carro à revenda Nipokar, mas não recebi uma resposta."
José Ivo Messi (Campinas, SP)

Resposta da Toyota - "A concessionária esclareceu que foi realizado um teste de rodagem no veículo, junto com o cliente, e não foi encontrado defeito."

C3 sem peça
"Tenho um C3 que está na concessionária Limoges desde dezembro de 2009 para reparar danos causados por uma batida. Em janeiro, fui informada de que faltava uma peça que viria diretamente da fábrica, mas até agora não obtive resposta. Não posso esperar mais de 40 dias por um reparo."
Clarissa Tobinaga (São Caetano do Sul, SP)

Resposta da Citroën - "O veículo foi entregue com os inconvenientes sanados no dia 5 de fevereiro. A cliente foi contatada pelo serviço de atendimento e informou que alguns detalhes do reparo não foram satisfatórios. Por esse motivo, agendará o retorno à revenda."

Réplica da leitora - "O carro ficou na autorizada para fazer o reparo por 60 dias e ainda saiu com as borrachas das portas soltas."

Garantia do Polo
"Em fevereiro, 40 dias após a revisão, meu Polo Sedan 2007 apresentou um barulho na direção. Voltei à autorizada Santa Luiza, onde o técnico disse que a caixa de direção havia quebrado e o serviço não seria coberto pela garantia, pois o dano havia ocorrido por mau uso do veículo. Não concordo, porque a suspensão não quebrou. O reparo custou R$ 2.500. Para que serve a garantia?"
Rosilene de Melo Menezes (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Nossos veículos de passeio têm garantia de 12 meses e de 36 meses para componentes internos de motor e câmbio desde a linha 2005, sem limite de quilometragem, estando condicionada à execução das revisões previstas no plano de manutenção. No caso em questão, o inconveniente observado não se caracteriza como falha de fabricação ou de material do produto."

Fusion sem peça
"Em fevereiro, levei meu Fusion à revenda Superfor para trocar o para-choque traseiro, a lanterna, o tapete e fazer um serviço de funilaria, devido a um alagamento. Prometeram a entrega para o dia 26 de fevereiro, mas, no dia, recebi um e-mail informando que o para-choque que veio da fábrica estava com defeito. O carro seria entregue no dia 2 de março. Na data prometida, recebi outro e-mail informando que haviam detectado uma falha no tapete e não havia previsão de entrega de uma nova peça porque não existia no estoque da Ford."
José Santa Elena (Diadema, SP)

Resposta da Ford - "O veículo se encontra em atendimento na Superfor, para que a questão seja solucionada."

Reparo do Vectra
"No dia 28 de outubro de 2009, meu Vectra GT foi atingido por uma árvore e levado à concessionária Adara. As peças de reposição foram solicitadas à fábrica no dia 18 de novembro e até hoje aguardo os componentes. Também fiz contatos com a ouvidoria da GM, mas não recebi um retorno nem um prazo para a entrega da peça e para a conclusão do reparo. Vou recorrer ao Procon."
Diego Cascaldi (Campinas, SP)

Resposta da General Motors - "Após ser submetido aos serviços necessários, o carro foi entregue ao cliente em condições normais de funcionamento."


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