|
Texto Anterior | Índice
peças & acessórios
Computador "lê" bolsa de ar; após acidente, contudo, chega a R$ 18 mil o custo da troca, coberto pelo seguro
Intacto, airbag dispensa manutenção
ULISSES CAVALCANTE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O airbag ainda é um equipamento de segurança que o brasileiro dispensa: cerca de 20%
dos carros novos têm o equipamento. Sem produção nacional, a importação é acusada pelos altos preços. Em compensação, a manutenção praticamente não gera despesas.
Nivaldo Siqueira, gerente de
desenvolvimento da TRW,
conta que é feita, toda vez que o
carro é ligado, uma verificação
eletrônica no airbag -cujo prazo de validade é em torno de
dez anos. Basta que o motorista
faça as revisões periódicas que
a montadora recomenda. "O
airbag será mais um item a ser
checado na revisão", diz.
O gerente de pós-venda da
Sabrico, Valter Oliveira, afirma
que avarias no sistema são
apresentadas ao usuário por
meio de luzes no painel. "Caso
o indicador luminoso não acenda, não é necessário fazer nenhuma verificação."
Oliveira diz que o motorista
não tem acesso aos circuitos,
mas há falhas que podem ser
provocadas por reparos em outras peças. "Se, por algum motivo, o volante, por exemplo, é retirado, o módulo pode acusar
um defeito. Usamos um aparelho que faz uma checagem eletrônica e resolve o problema."
Troca
Como o airbag é projetado
para ser usado só uma vez, a
unidade de disparo, que armazena a bolsa inflável e a carga
explosiva, deve ser substituída.
De acordo com Oliveira, dependendo da intensidade da batida,
outras peças também precisam
ser trocadas, aumentando ainda mais o custo da reposição.
Assim, a economia de manutenção explode num acidente.
A sorte é que o serviço é coberto pelo seguro, cabendo ao motorista apenas a franquia. A
Caoa Santo Amaro cobra
R$ 5.483 para substituir o sistema de airbag de um Ford Fiesta
2007. O preço inclui o miolo do
volante, onde a bolsa é instalada, a caixa do airbag do passageiro, o módulo de controle, a
fiação elétrica e a mão-de-obra.
Proprietários do Volkswagen
Fox têm de desembolsar muito
mais para reparar o equipamento. A Sorana pede até R$ 12
mil pelo conserto do compacto
e R$ 18 mil pela instalação de
um novo airbag num Golf.
A Citroën Xsara Picasso maltrata menos o bolso. É possível
executar o serviço por R$ 3.800
na TGV. Em peças, um Chevrolet Astra 2008 requer R$ 5.800.
No caso de impactos leves, no
entanto, só a unidade de disparo exige a troca, reduzindo esses valores. Vale lembrar que,
depois de um acidente, é importante substituir também o
cinto de segurança, ainda que
não haja danos visíveis.
Texto Anterior: Caravan troca nome, mas mantém espaço Índice
|