São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008

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peças & acessórios

Computador "lê" bolsa de ar; após acidente, contudo, chega a R$ 18 mil o custo da troca, coberto pelo seguro

Intacto, airbag dispensa manutenção

ULISSES CAVALCANTE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O airbag ainda é um equipamento de segurança que o brasileiro dispensa: cerca de 20% dos carros novos têm o equipamento. Sem produção nacional, a importação é acusada pelos altos preços. Em compensação, a manutenção praticamente não gera despesas.
Nivaldo Siqueira, gerente de desenvolvimento da TRW, conta que é feita, toda vez que o carro é ligado, uma verificação eletrônica no airbag -cujo prazo de validade é em torno de dez anos. Basta que o motorista faça as revisões periódicas que a montadora recomenda. "O airbag será mais um item a ser checado na revisão", diz.
O gerente de pós-venda da Sabrico, Valter Oliveira, afirma que avarias no sistema são apresentadas ao usuário por meio de luzes no painel. "Caso o indicador luminoso não acenda, não é necessário fazer nenhuma verificação."
Oliveira diz que o motorista não tem acesso aos circuitos, mas há falhas que podem ser provocadas por reparos em outras peças. "Se, por algum motivo, o volante, por exemplo, é retirado, o módulo pode acusar um defeito. Usamos um aparelho que faz uma checagem eletrônica e resolve o problema."

Troca
Como o airbag é projetado para ser usado só uma vez, a unidade de disparo, que armazena a bolsa inflável e a carga explosiva, deve ser substituída. De acordo com Oliveira, dependendo da intensidade da batida, outras peças também precisam ser trocadas, aumentando ainda mais o custo da reposição.
Assim, a economia de manutenção explode num acidente. A sorte é que o serviço é coberto pelo seguro, cabendo ao motorista apenas a franquia. A Caoa Santo Amaro cobra R$ 5.483 para substituir o sistema de airbag de um Ford Fiesta 2007. O preço inclui o miolo do volante, onde a bolsa é instalada, a caixa do airbag do passageiro, o módulo de controle, a fiação elétrica e a mão-de-obra.
Proprietários do Volkswagen Fox têm de desembolsar muito mais para reparar o equipamento. A Sorana pede até R$ 12 mil pelo conserto do compacto e R$ 18 mil pela instalação de um novo airbag num Golf.
A Citroën Xsara Picasso maltrata menos o bolso. É possível executar o serviço por R$ 3.800 na TGV. Em peças, um Chevrolet Astra 2008 requer R$ 5.800.
No caso de impactos leves, no entanto, só a unidade de disparo exige a troca, reduzindo esses valores. Vale lembrar que, depois de um acidente, é importante substituir também o cinto de segurança, ainda que não haja danos visíveis.


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