São Paulo, domingo, 04 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"POPULAR"
Potência dos novos Gol e Parati aumenta de 69 para 112 cavalos
Volkswagen "vitamina" motores 1.0 com turbo

Divulgação
A Parati 1.0 16V Turbo pesa 1.061 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e será vendida a partir de R$ 25.746, segundo a VW


DA ENVIADA ESPECIAL A NATAL

"Populares" com potência de carro 2.0. A Volkswagen conseguiu isso, mas, embora o número de cavalos (112) seja igual ao de um Astra, não dá para dizer que o Gol e a Parati com o novo motor 1.0 16V turbo sejam "populares".
A começar pelo preço. O Gol 1.0 16V Turbo, duas portas, vai custar R$ 22.798, só R$ 300 a menos que a versão básica do Gol 1.6. E a Parati turbinada chega com preço inicial de R$ 25.746. Se a comparação for feita com os modelos 1.0 à venda hoje, a diferença de preço ultrapassa os R$ 4.000.
Mas a proposta da Volkswagen com o lançamento é "democratizar" o turbo, disponível até então apenas para os modelos topo de linha e de alta cilindrada.
Outro apelo das versões turbinadas que chegam às lojas na segunda quinzena deste mês é o pacote de itens de série. Trazem de fábrica direção hidráulica, rodas de liga leve, spoiler traseiro com brake light e faróis de neblina.
Quem vai comprar o modelo 1.6, se o 1.0 turbo anda mais e tem uma melhor relação custo/ benefício? A montadora está acreditando que os frotistas garantirão a permanência das versões 1.6 e 1.8.
"Sabemos da migração de consumidores dos modelos 1.6 e 1.8, mas há segmentos que não se interessam pela esportividade. O importante é que estamos provocando uma discussão entre produtos da mesma marca", afirma Miguel Barone, vice-presidente de vendas e marketing da VW.

Performance
Esqueça quase tudo o que você ouviu sobre motores 1.0. O novo 1.0 16V turbo -baseado no 1.0 16V de 69 cv produzido em São Carlos (244 km a noroeste de SP)- deixa para trás o desempenho de todos os demais.
Ao engatar a primeira marcha, até parece que se trata de um "popular" meio chocho. Mas é só impressão. É pisando no acelerador que se encontram suas virtudes. E, o melhor, não é necessário esperar o giro do motor subir nas alturas para ter boas respostas.
A Volkswagen desenvolveu um turbocompressor de pequena cilindrada capaz de rodar tão bem a 80 km/h ou a 160 km/h. Oferece força (15,8 kgfm de torque) para as situações do dia-a-dia e cavalos de sobra para quem gosta de potência. O Gol chega a 192 km/h de velocidade máxima, e a Parati, a 191 km/h, segundo a montadora.
O consumo de combustível é de "popular". O Gol, ainda segundo a fábrica, faz 11,5 km/l na cidade, e a Parati, 11,3 km/l. Na estrada, os dois chegam a fazer 16,5 km/l.
Por fora, os modelos turbinados têm um visual um pouco mais esportivo. As diferenças ficam por conta da moldura dos novos faróis, escape oval, spoiler, rodas de liga leve e inscrições "16V Turbo" na tampa do porta-malas e nos pára-lamas dianteiros.
Já o interior é praticamente igual -mescla o preto e o cinza- ao das versões à venda. (GLENDA PEREIRA)


Glenda Pereira viajou a convite da Volkswagen do Brasil.


Texto Anterior: UOL e Grupo Perigeu lançam site para compra de carros
Próximo Texto: Para a fábrica, reforço evita desgaste precoce
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.