São Paulo, domingo, 04 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para a fábrica, reforço evita desgaste precoce

DA ENVIADA ESPECIAL

Do motor 1.0 16V aspirado, a versão turbinada aproveita as dimensões de curso e diâmetro dos pistões, comprimento de biela, diâmetro das válvulas e dos dutos de admissão do cabeçote.
"O bloco e praticamente todas as outras peças foram reprojetadas para adequar-se a novas condições de operação, mais exigentes", diz João Alvarez, gerente responsável pelo desenvolvimento de motores e câmbios da Volks.
Para atender às severas condições térmica e mecânica de funcionamento do turbo, a montadora afirma que foram desenvolvidos materiais e processos para evitar o desgaste prematuro, refrigerar pistões e válvulas, aumentar a resistência estrutural e térmica do bloco e do coletor de escape.
O turbocompressor que equipa o motor é o GT12, da Allied Signal. É formado por duas câmaras que lembram a forma de um caracol: uma ligada ao escapamento, e a outra, ao sistema de alimentação do motor. Dentro das câmaras, estão, de um lado, uma turbina e, do outro, um compressor.

Embreagem
No motor 1.0 16V turbo, a montadora adotou também o comando de válvulas variável, módulo que permite a abertura e o fechamento das válvulas dependendo da rotação do motor. Isso otimiza o desempenho do carro em qualquer faixa de rotação.
Entre as mudanças no Gol e Parati 1.0 16V está a embreagem, que foi redimensionada para suportar o torque e isolar as vibrações de funcionamento do motor turbo.
As quarta e quinta marchas foram alongadas para aproveitar melhor as novas faixas de potência e torque. O material das engrenagens foi reforçado para aumentar a durabilidade do conjunto. Suspensão e freios também foram recalibrados. (GP)


Texto Anterior: "Popular": Volkswagen "vitamina" motores 1.0 com turbo
Próximo Texto: Tira-dúvidas: Saiba por que fábricas guardam "segredos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.