São Paulo, domingo, 04 de junho de 2000


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TIRA-DÚVIDAS

Saiba por que fábricas guardam "segredos"

DA REPORTAGEM LOCAL

Revelar "segredos" -produtos que devem ser lançados no futuro- da indústria automobilística é algo não muito agradável aos fabricantes por razões comerciais.
O anúncio de que determinada montadora pretende colocar no mercado um carro do mesmo segmento, em tese, faz com que o consumidor perca interesse pelo modelo fabricado no momento.
Esse efeito traz consequências não só para os carros novos, mas também para usados -com a suposta queda de procura, o valor de revenda tende a ser menor.
Quando se afirma que, em menos de um ano, haverá um novo Fiat Palio para substituir o atual, alguns podem retardar sua compra e, assim, fazer com que o modelo encalhe nas revendas, que teriam então de dar descontos.
O que sustenta um automóvel na linha de montagem é a aceitação do público -por isso o Mille, que, ao contrário do Palio, tem curvas ascendentes de venda durante meses seguidos, não deve deixar de ser fabricado tão cedo.
Até hoje, no Brasil, a Ford tem receio de que se afirme que o Focus vai substituir o Escort. Daí sua iniciativa de lançar uma versão mais em conta, a com motor 1.6. Com isso, prepara terreno para o Focus, em faixa de preço superior.
Por esse motivo também se questiona o que será do VW Gol 1.6 com o lançamento do modelo 1.0 com turbo, de 112 cavalos.
Alguns dizem que há interesse da fábrica em ter seus "segredos" revelados. Isso pode ocorrer, pois as reações dependem da época em que o anúncio ocorre -se o produto está em ascensão ou não.
Um dos mais bem guardados segredos dos últimos tempos é o do subcompacto da GM, o Arara-Azul, cujos rumores indicam que pode ser chamado por aqui de Celta. Revelar seu visual, bem como seu nome, pode diminuir o impacto que a surpresa causará quando for lançado, em agosto.


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