São Paulo, domingo, 04 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Punto é o primeiro Fiat a trocar motor GM pelo do Mini Cooper

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A CAMPO LARGO (PR)

O Punto 2011 estreia dois novos propulsores: E.torQ 1.6 e 1.8, ambos com 16 válvulas e derivados do antigo motor 1.6 do Mini Cooper, feito até 2006 pela Tritec.
A empresa de Campo Largo (PR) foi comprada pela Fiat em 2008, e o propulsor, aprimorado para ganhar versões "flex" e torque elevado em baixas rotações.
Chegam para substituir o "beberrão" 1.8 (115 cv) comprado da GM. De acordo com a Fiat, o modelo com o motor E.torQ 1.8 é 10% mais econômico, mas, inicialmente, será ofertado apenas no Punto.
Assim, o compacto "premium" se arma contra as futuras gerações do VW Polo e do Ford Fiesta -esta prometida para desembarcar no país no próximo trimestre.
Na versão intermediária (Essence), o Punto 1.6 (117 cv) parte de R$ 44 mil e chega a R$ 49 mil com motor 1.8 (130 cv) e câmbio automatizado.

FIAT 500 BICILÍNDRICO
As novas configurações do Punto, que retocou somente o visual das rodas e das calotas, devem responder por cerca de 60% das vendas.
A apática versão 1.4 (85 cv) e a picante 1.4 turbo (152 cv) não saem de linha.
A Fiat ainda estuda a fabricação, em Campo Largo, do bicilíndrico de 900 cm3 turbo (105 cv), que estreará no Fiat 500 polonês em setembro.
Alfredo Altavilla, diretor mundial da FPT (divisão de motores da marca), disse à Folha que a data e a condição para o início da produção do propulsor supereconômico para compactos "dependerá do mercado".
O governo assinalou que pretende taxar os carros conforme a emissão de gás carbônico (CO2), como ocorre em alguns países europeus.
A VW também se prepara e testa no país o motor 1.2 turbo TSi (104 cv), também dentro do conceito "downsizing" -propulsor pequeno, econômico e sobrealimentado.


O jornalista viajou a convite da Fiat

Texto Anterior: Recalls no Brasil
Próximo Texto: Cartas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.