São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

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Cartas

Riscado, Palio tem defeito no motor

"Meu Palio 1.8R 2008 saiu da Ventuno com problemas na pintura e no motor. Há arranhões em toda a carroceria, justificados pela revenda como defeito normal em carros novos. Não concordei com o diagnóstico e solicitei que fossem reparados, mas não fizeram nada. Além disso, o motor começou a apresentar um barulho estranho, passando a morrer logo em seguida. A Fiat alega que é normal e que todos os seus carros apresentam esse tipo de barulho. É estranho ele não aparecer no test-drive.
Já deixei o veículo diversas vezes na revenda, onde sempre fica de duas a três semanas, e nada é resolvido. A Fiat se nega a me dar um documento com o que foi feito. Ela alega que não é procedimento fornecer esse tipo de informação para os carros em garantia. Na última vez em que deixei o carro na Ventuno (11 de julho), fui muito mal atendido.
Não sei mais o que fazer nem quais medidas tomar." Leandro Silva de Lara (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Não foi identificado o inconveniente reclamado, estando o veículo em perfeitas condições de uso."

Réplica do leitor - "A Fiat não consegue diagnosticar os problemas e diz que são normais."

Focus sem conserto
"Desde que comprei um Focus, no dia 19 de junho, minha vida virou um inferno. Há um forte barulho na traseira, e a fábrica já me mandou retornar à Sandrecar cinco vezes.
Em cada retorno, que seria definitivo, deram uma explicação diferente. É perceptível que me fazem de bobo, pois não resolvem o problema, não trocam o produto nem devolvem meu dinheiro. Perdi toda a vontade de continuar com o carro."
Antônio Carlos B. Santos (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Em contato com o cliente, colocamos-nos à disposição para acompanhar as análises do veículo na autorizada de sua preferência."

Réplica do leitor - "Vou agendar quando retornar de viagem, mas será a última vez."

Fox parado na oficina
"Assim que retirei um Fox 1.6 da Recreio, fui a uma empresa de blindagem, aonde chegou com 25 km. Quando a blindagem ficou pronta, porém, rodei mais um pouco e percebi uma trepidação na alavanca do câmbio, que aparecia sempre com a quarta marcha engatada.
O veículo foi levado à autorizada duas vezes, e nada foi resolvido. Agora está na Mila há vários dias. A caixa de câmbio foi retirada e desmontada, e constatou-se que o corpo sincronizado da primeira e segunda marchas está danificado.
A Volkswagen informou à Mila que essa peça não está disponível nem no estoque da fábrica nem no de nenhuma outra revenda e que não há previsão para ser entregue."
Simão Assaf Bacha Jr. (Belo Horizonte, MG)

Resposta da Volkswagen - "O veículo foi retirado em 20 de julho em condições normais de uso."

Kangoo sem peças
"No dia 10 de junho, comprei um Kangoo 2000 na concessionária Venice GPV, mas o veículo só me foi entregue no dia 6 de julho. E, durante o mês passado, já voltou duas vezes à oficina da revenda porque o amortecedor da porta traseira não funciona, além de o ar-condicionado estar com defeito. A desculpa da autorizada é falta de peças para o reparo, mas não agüento a enrolação."
Roberta Fernandes dos Santos (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "A Venice GPV informou que não pediu a peça a nenhuma concessionária Renault e que o assunto está sendo tratado internamente."

Réplica da leitora - "Mudei de revenda e pedi as peças à Alécio."

Financiamento Fiat
"Financiei um Siena na Da Vinci, mas, por razões particulares, não queria mais a concretização do negócio. Mesmo assim, recebi o carnê de pagamento e os documentos de um carro que não recebi e tampouco pretendo receber.
Em contato com a revenda, soube que deveria assinar um documento solicitando o cancelamento imediato e irrevogável do financiamento.
Após alguns dias, o gerente da revenda solicitou R$ 950, referentes à taxa de abertura de crédito, o valor do serviço de despachante e a assinatura do documento de transferência."
Elaine Pinho (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A venda foi desfeita, e o contrato de financiamento foi cancelado sem ônus para a cliente, que pode cancelar eventuais cobranças oriundas do negócio desfeito."


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