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Cara a cara com o Stock Car
Folha acelera com exclusividade um carro da equipe AMG Motorsport, uma das favoritas ao título da Corrida do Milhão, hoje, em Interlagos
FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Um estrondo toma conta
do boxe 15. É o mecânico,
com uma bateria a tiracolo,
despertando o Stock Car 51.
A moça do cafezinho toma
um susto tão grande que
quase deixa a bandeja cair.
Era só a primeira emoção
da terça-feira passada no autódromo de Interlagos. A
Folha estava lá, de capacete
e tudo, para acelerar um carro de corrida de verdade.
O piloto Átila Abreu, líder da Stock, foi o anfitrião.
Enquanto a moça equilibrava o cafezinho, ele, sentado na soleira de fibra do carro, dava dicas antes de este repórter encarar os 4.309 m.
Acredite: conselho nunca é demais. A equipe AMG Motorsport cedeu o carro que,
em 2008, aposentou o então piloto Ingo Hoffmann, agora
diretor esportivo. Pelo regulamento, o Stock que corre hoje, às 10h50, fica com motor lacrado entre as corridas.
Não faria tanta diferença
para quem andou num Stock ainda na era Vectra.
"A vantagem do novo Stock está no motor e no câmbio", diz Abreu. O carro
de 2008 usava um 5.7 V8 (450
cv) com carburador e gasolina. Neste ano, rodam com álcool e injeção eletrônica.
"Com "push-to-pass" [borboletas do acelerador que se
abrem para ganho de potência], o motor V8 vai de 520 cv
para 580 cv." No fundo, é reconfortante saber que 130 cv
(a potência do Punto 1.8
E.torQ) é a fronteira entre o
céu e o inferno.
Isso porque, entre tubos
de molibdênio, a temperatura da cabine chega a 60C, o
limite suportado pelo ser humano antes de desmaiar.
Hoffmann, o maior vencedor da Stock (12 títulos), avisa: "O freio não tem servo [assistência hidráulica]. Você
precisa dar uma pancada no pedal, sem medo de travar".
O banco concha fica mais recuado, para melhorar o centro de gravidade do carro
-são só 1.310 kg com piloto.
Para entrar, um malabarismo: perna direita no assoalho, abaixa a cabeça, senta e,
se der, puxe a outra perna.
Sem o volante, é claro. A posição é baixa e a alavanca de
câmbio está a centímetros da
mão. É hora de acelerar...
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