São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

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CARTAS

Reparo do Sandero
"Depois de uma pane elétrica, meu Sandero 2009 foi guinchado à autorizada em 14 de junho. O chicote queimou e a alavanca de acionamento das setas e do farol está danificada. As peças chegariam no dia 29 de julho, acima dos 30 dias previstos pelo Código de Defesa do Consumidor."
MAURÍCIO PALMISANO (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue em condições de uso. Durante o período de espera, o cliente esteve com um carro-reserva."

Réplica do leitor - "Esperei 80 dias para ter meu carro consertado e ainda vou ter de voltar à Itavema porque ele saiu fazendo barulhos."

Focus sem peça
"Com dois meses e meio de uso, meu Focus Sedan GLX 2.0 apresentou dificuldade na partida. Quando desligo o motor por mais de 15 minutos, tenho de dar a partida até quatro vezes para o motor funcionar. Levei o veículo à autorizada Canal, mas, depois de 21 dias, ele não havia sido reparado. Segundo o consultor, o problema está na bomba de combustível. A peça foi solicitada à Ford, mas não há previsão de entrega."
MARCOS ANTÔNIO PASSOS (Mossoró, RN)

Resposta da Ford - "Conforme contato com o cliente, o veículo foi reparado e entregue em condições de uso."

Réplica do leitor - "Fiquei sem o carro por quase um mês."

Defeitos no Ka
"Comprei um Ka 1.0 em 6 de novembro. Com três dias de uso, retornei à revenda Forte para ajustes na porta e no banco do passageiro. Uma semana depois, o rangido voltou e notei que o painel do sistema de ventilação não funcionava. O técnico da loja disse que o fato de o painel não acender é uma característica do Ka."
ELISSON COSTA DA SILVA (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Informamos que, como o cliente procurou os órgãos de defesa do consumidor, o caso passou a ser tratado pelo nosso departamento jurídico."

Livina poluidora
"Tenho uma Livina 2010. Além de o carro engasgar quando dá a partida, ele foi reprovado na primeira inspeção veicular. Entrei em contato com a revenda, que pediu o carro para regulagem antes de eu fazer a nova inspeção. Retirei o carro no dia 6 de agosto, retornei à Controlar e o carro foi reprovado novamente! E o pior: os mecânicos da Nissan regularam o motor acima do índice que havia sido reprovado anteriormente."
PATRÍCIA DE ANDRADE (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo se encontra com a cliente, reparado e sem anormalidades."

Réplica da leitora - "Técnicos da revenda levaram o meu carro para a inspeção e ele passou, mas não explicaram as causas do problema."

Airbag do C3
"Comprei um C3 há dois anos e, há um mês, o sensor do airbag acende quando ligo o carro. Procurei uma revenda e foi detectado um problema em uma peça blindada, o que aponta para um defeito de fabricação do airbag, e não mau uso do sistema. A Citroën, porém, afirma que a reparação da peça danificada ficará sob minha responsabilidade."
TATIANA PRIETO (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Conforme informações da concessionária, a garantia do veículo expirou, impossibilitando o reparo sem custo à cliente."

Réplica da leitora - "Tentei falar com a Autoliv, fabricante do airbag, mas ainda não tive um retorno."


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