UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

Empresas artesanais copiam carros de sonho por preços que vão de R$ 20 mil a R$ 80 mil

Réplicas

Fernando Moraes/Folha Imagem
A publicitária Fraine Botelho com sua réplica de Cobra, feita pela Americar


ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Se você sempre quis comprar um superesportivo, como um Cobra ou um Porsche, mas não tem US$ 276.500 (cerca de R$ 810 mil, valor do modelo 911 turbo tiptronic 3.6, da Porsche), encontrará ofertas de R$ 20 mil a R$ 80 mil. A pechincha tem explicação: são réplicas, e não carros autênticos. E, claro, há "algumas" diferenças.
Para começar, o motor e o câmbio são de veículos como Kombi e Santana. Especialistas apontam problemas mecânicos e legais. Os puristas torcem o nariz. Quem não liga para nada disso até faz amigos, influencia pessoas e impressiona um bocado na rua.
O mercado de réplicas de carros famosos é pequeno, mas movimenta paixões e está até em expansão. Uma das empresas artesanais mais conhecidas do setor, a Chamonix, de Jarinu (SP), especialista em réplicas de Porsche dos anos 50 e que exporta para EUA, Europa e Oriente Médio, pretende aumentar sua capacidade produtiva em até 50% em 2004.
De qualquer modo, a escala é bem pequena: hoje a Chamonix produz pouco mais de oito unidades por mês. Na empresa Crazy Cars, de São Caetano do Sul (Grande São Paulo), é menor ainda: são oito por ano.
Antonio De Gennaro, gerente da Auto Class Motors (0/xx/11/ 5561-2112), distribuidora Chamonix em São Paulo, diz que o modelo mais procurado é o 550 S, réplica do Porsche Spider 550, com motor 1.6 a ar, por R$ 49,8 mil.
A mecânica é toda da Volkswagen, incluindo suspensão e motor, usado na Kombi. Também há opções de motorização 2.0 -o propulsor vem do Santana.
No mundo das réplicas, da mesma forma que ocorre no dos originais, o cliente pode personalizar o carro, definindo cor de carpete e de assentos, detalhes de acabamento em madeira e acessórios.
"É trabalhoso, mas fazemos tudo como o cliente quer", afirma Cleber Jean Araujo Lopes, proprietário da Americar, em Santo André (Grande São Paulo).

Modernismo
Os carros têm roupagem antiga, mas podem receber todos os confortos modernos -ar-condicionado, direção hidráulica, câmbio automático. Isso explica as diferenças de preço.
A Kremer Design, em São Paulo, faz reproduções de Porsche 911 que variam de R$ 35 mil a R$ 80 mil, conforme o ano de base do modelo e os opcionais.
Há várias outras além do Porsche. A Americar faz réplicas de Ford Thunderbird (1955), Jaguar XK 120 (1949) e Cobra (1966), por preços entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. Usa motores como Ford oito cilindros, que equipa o Mustang.
Quem quiser reviver o charme de modelos como o Ford 1934 Tudor, o Al Capone, pode tentar a SS Fiberglass, de Montenegro (RS). Custa de R$ 20 mil a R$ 30 mil, dependendo da motorização.
Mas Ernani Kranz, 43, proprietário da empresa, diz que já montou um Tudor por R$ 45 mil, com motor de Chevrolet Omega e câmbio automático.
Em qualquer situação, é preciso ter paciência. Como a produção é artesanal, a entrega pode demorar de dois a nove meses.


Próximo Texto: Médios: Focus se torna 1.6 para ficar mais barato
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.