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São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

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MÉDIOS

Nova versão do hatch sai por R$ 34.210, R$ 2.660 a menos que a com o motor 1.8 16V, que sobrevive apenas no sedã

Focus se torna 1.6 para ficar mais barato

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Enfim o Ford Focus começa a ocupar o lugar do finado Escort. As linhas do estilo new edge foram retocadas, mas a mudança principal na linha 2004 foi na motorização. O hatchback ganha o propulsor 1.6, de oito válvulas e fabricado em Taubaté (130 km a nordeste de São Paulo). O 1.8 16V passa a ser exclusivo do sedã.
Comum a EcoSport, Fiesta e Ka, o motor, no Focus, sofreu alterações na calibragem e tem mais espaço para "respirar". Assim, a potência subiu de 98 cv (cavalos) para 102 cv a 5.500 rpm. O 1.8 oferece 115 cv na mesma rotação. A vantagem é o torque máximo aparecer antes. São 14,6 kgfm a 2.750 rpm, ante 16,3 kgfm a 4.400 rpm.
Segundo a Ford, o objetivo foi melhorar a relação custo/benefício. O 1.6 proporcionaria uma esperteza no trânsito urbano suficiente para compensar a diferença de R$ 2.660 -o "novo" Focus chega às lojas hoje por R$ 34.210.
Por trás da explicação oficial, há dois fatos. É mais barato produzir um propulsor com oito válvulas, e a concorrência já se aproveitava disso. Volkswagen Golf e Fiat Stilo contam com essa opção e também têm potência perto da do Focus (101 cv e 103 cv, respectivamente). O Chevrolet Astra 2.0, também oito válvulas, tem 116 cv.
A aposta da montadora é que o modelo agrade pelo pacote de equipamentos. Desde a versão de entrada (GL), o Focus terá ar-condicionado e direção hidráulica. Com o condicionador, o Golf 1.6 custa R$ 39.841; o Stilo, R$ 39.078.

Maquiagem
Enquanto a nova geração do Focus não nasce -o que deve acontecer em setembro de 2004, no Salão de Paris-, ele ganhou algumas alterações estéticas, que também chegaram ao modelo vendido aqui. As diferenças se concentram na dianteira e valem para as duas configurações de carroceria.
Os faróis incorporam os piscas, que ficavam no pára-choques. Ganharam lentes lisas feitas em policarbonato, o que aumentaria a resistência a arranhões. Os piscas laterais agora são brancos.


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