São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Rodas brancas de rali ganham as ruas

Na Europa, fabricantes focam mercado de alto luxo, que adotou cores claras no Salão de Frankfurt de 2007

Fabiano Severo/Folha Imagem
A italiana Eta Beta tem três modelos de rodas claras desde 17'' até 22''


FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Não há como negar: quase todo carro branco, em São Paulo, vira táxi. Até os que não o são volta e meia são chamados nas ruas para uma "corrida".
Na Europa, porém, o branco está no auge da moda. Ganhou força no Salão de Frankfurt de 2007 e, desde então, passou a revestir carros de luxo como BMW, Mercedes-Benz, Audi e até Rolls-Royce.
A tendência não pára por aí.
Chegou às rodas de alumínio, que ainda combinam elementos cromados ou diamantados com apliques de verniz.
Por tradição, as rodas brancas são usadas nos carros do Mundial de Rali, explica Francesco Notaristefano, designer da Eta Beta, marca italiana de rodas de liga leve.
"Como acessório, ainda são feitas para um mercado de nicho, mas os fabricantes precisam ter pelo menos um modelo branco à venda", aposta.
Riccardo Signori, gerente de vendas da Fondmetal, também italiana, fornece rodas para os carros de rali há anos. Ele diz que apenas 4% das rodas brancas são para carros de rua. "As rodas preta e prata ainda representam 90% do "mix". A branca só é vendida para carros mais caros e, quase sempre, brancos", afirma Signori, que diz ter criado uma marca nova, a Radius, só para atender a esse novo mercado de luxo.

Molde único
Na Itália, suas rodas brancas de cinco furos e aro 20 custam 250 (R$ 670) a unidade.
Elas podem chegar a 22 polegadas, mas, instaladas no carro, parecem menores, diz o gerente da Fondmetal. Já as rodas pretas passam a impressão de ter um diâmetro maior, melhorando o visual do carro.
Alberto Quetglas, gerente de vendas da R&T Luxury Wheels, da Espanha, discorda. "O que dá essa impressão de tamanho não é a cor, mas se as hastes se prolongam até a beirada das rodas", diz. Ou seja, por maior que seja o diâmetro, a roda com beiral de aço inox sempre parecerá menor do que realmente é.
Outras marcas como Borbet, Rial, Motec, Keskin, Eltex e Racing Power também têm suas rodas brancas. Todas usam a mesma fórmula: um molde único com acabamentos finais de cores diferentes.
"Se, depois de algum tempo, a moda passar, podemos pintar o mesmo modelo de preto, por exemplo. E não será difícil de enjoar das rodas brancas, não é?", indaga Tanja Müller, diretora de exportação da Borbet.


FABIANO SEVERO viajou a convite da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha


Texto Anterior: Agora nacional, Frontier mantém preço
Próximo Texto: Brasil: Aqui, fabricantes só vendem rodas preta e prata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.