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peças & acessórios
Recuperação "ilumina" o bolso
Faróis e lanternas podem ser restaurados, mas é preciso cuidado para não desregular luzes
MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
É comum que pequenas batidas ou pedras quebrem faróis e
lanternas. Substituí-los pode
causar calafrios, ainda mais se o
motorista faz questão da grife
da concessionária. No caso de
um Honda CR-V, a peça custa
R$ 1.087. Para economizar, a
saída é a recuperação.
O advogado Fernando Oliveira, 28, optou pela restauração para arrumar sua Fiat Palio
Weekend. "No começo do ano,
bateram no carro, e o farol direito ficou inteiro danificado.
Fiz orçamentos e preferi recuperar. Paguei R$ 120 e não tenho do que reclamar."
Se fosse a uma autorizada da
Fiat, Oliveira desembolsaria
R$ 365,42 apenas pela peça. A
mão-de-obra lhe custaria outros R$ 70.
Mas não é sempre que a restauração é o mais indicado, como explica Lázaro Moraes,
coordenador de desenvolvimento da Nuno Faróis. "Até
entendo que seja possível fazer
um bom serviço, mas não dá
para indicar isso para o cliente.
Às vezes, o simples manuseio
do refletor pode danificar a metalização do farol", exemplifica.
Consciente das limitações de
sua função, Helio Souza, 38, dono da Autopeças Kimba, explica que seus clientes têm noção
do que é possível -ou não- ser
feito: "Muitas vezes, as pessoas
chegam com os faróis destruídos. Nesses casos, realmente
não dá para restaurar".
Outro problema da recuperação é que, se ela não for feita
corretamente, poderá resultar
em problemas elétricos ou na
má regulagem da luz, exatamente o temor do advogado
Reis Ferreira da Silva, 52.
Seu Fiat Palio precisou de faróis e lanternas novos -além
de um outro pára-brisa. O pacote saiu por R$ 240 na concessionária. "Achei perigoso restaurar e não ficar bom. E eu
ainda poderia ser multado."
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a multa por transitar com o
farol desregulado ou com o facho de luz alto ofuscando os demais motoristas é de R$ 127,69.
São cinco pontos na carteira de
habilitação, e o veículo é retido
para regularização.
Exceção
Nem sempre a alternativa
mais barata é possível. Para
marcas menos comuns no Brasil, em geral as que não têm fábrica no país, os mecânicos recomendam comprar a peça original numa concessionária.
O representante comercial
Vasco Crevatin, 52, não achou o
farol de seu Volvo S40 fora da
revenda e teve de desembolsar
R$ 1.700. E cada um dos piscas
custava R$ 250.
"Esses eu até achei no "paralelo", mas por um preço muito
similar. Então preferi comprar
os originais", conta ele.
Onde encontrar
Kimba: 0/xx/11/3857-8079
Anchieta Imports: 0/xx/11/5073-7211
SP Auto: 0/xx/11/5058-0263
Limit Import: 0/xx/11/5077-4440
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