São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipado, Freelander ganha versões, tamanho e preço

Land Rover compartilha motor 3.2 com Volvo S80; agora são 233 cv

DO ENVIADO ESPECIAL A IPOJUCA (PE)

Enquanto o maior ícone da Land Rover, o Defender, não volta ao mercado brasileiro -o que está previsto para dezembro-, a marca ataca com a segunda geração do Freelander.
Responsável por trazer jovialidade e espírito urbano à montadora inglesa, o jipe perdeu o estepe externo e ficou 7,7 cm mais comprido. A maior diferença, porém, está no entreeixos, agora 10,3 cm maior.
Equipado com câmbio automático de seis velocidades, o Freelander herda do Volvo S80 (as duas marcas pertencem à Ford) o motor 3.2 com seis cilindros em linha. O anterior usava um V6 (seis cilindros em "V"), que gera 177 cv (cavalos).
Agora são 233 cv, que levam o jipe até os 100 km/h em 8,9s, segundo a fábrica. Há dois anos, no teste Folha-Mauá, o anterior precisou de 11,93s.
Ainda que não seja o modelo mais aventureiro da Land Rover, o Freelander ganhou o sistema Terrain Response, usado no Discovery 3 e no Range Rover. Basta apertar um botão para que o carro se adapte sozinho a quatro tipos de terreno.
Há também mais equipamentos, dependendo da versão (agora são três). O utilitário pode ter teto solar panorâmico, 12 alto-falantes, nove airbags e faróis de xenônio direcionais.
E não foi só o porta-malas -chega a 1.670 l- que cresceu no Freelander 2. O preço também aumentou. Antes, a única versão, a HSE, custava R$ 132 mil. Hoje esse é o preço da mais simples, a S. A intermediária SE sai por R$ 145 mil, e a HSE atual sobe para R$ 169 mil.
Os concorrentes asiáticos, que têm motores menores, são mais baratos: o Nissan X-Trail custa R$ 118,8 mil, o Honda CR-V, R$ 123 mil, e o Toyota RAV4 sai por R$ 134.710.


JOSÉ AUGUSTO AMORIM viajou a convite da Land Rover do Brasil, que cedeu o carro para avaliação


Texto Anterior: Valor afetivo rende troféu a Corcel 1971
Próximo Texto: Peças & acessórios: Regulada, lâmpada clara é mais segura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.