São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

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"POPULARES"

Renault é mais rápido, Fox gasta menos, 206 freia melhor, Palio é mais barato e Corsa tem melhor acabamento

Com design polêmico, Clio bate concorrência

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Vira e mexe, as montadoras trazem alguma novidade para os "populares". Afinal, ninguém quer ficar de fora de um mercado que representa mais da metade das vendas nacionais. Em pouco mais de um ano, Renault Clio e Fiat Palio foram reestilizados, Peugeot 206 ganhou retoques estéticos, e a Volkswagen lançou o Fox.
Os quatro concorrem com Chevrolet Corsa (de 2002) e Ford Fiesta -do mesmo ano, mas que ficou de fora porque a Ford se recusou a participar do teste. Os cinco estão numa faixa um pouco mais sofisticada de "populares", com preços entre R$ 22.620 (Palio) e R$ 25.020 (Corsa).
Diante de opções variadas, qual a melhor compra? Com design que não agrada a gregos e troianos, o Clio é o vitorioso. Ele foi o primeiro a chegar aos 100 km/h, apresentou as melhores retomadas, perdeu em frenagem apenas para o 206, foi o mais econômico na estrada e, na cidade, só gastou mais do que o Fox.
Além disso, o Renault é o único a oferecer airbag duplo de série. Mesmo assim, não é o mais caro -custa R$ 490 menos que o Corsa, o "popular" com o valor mais elevado do comparativo. A montadora francesa fica devendo, porém, conta-giros e um retrovisor que não distorça a imagem.
Com a vantagem de ter um produto novo no mercado, a Volkswagen quer transformar o Fox em líder de vendas do segmento. O caçula da turma é o único que tem motor bicombustível -que proporciona o segundo melhor desempenho-, além de ser o mais generoso em espaço interno.
Os freios do 206 se destacaram. Ele foi o primeiro a parar vindo de 80 km/h. A favor do Palio está o preço. O Corsa, na cidade, é o mais "beberrão". O que traz de bom é o acabamento interno.


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