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"POPULARES"
Eles são mais rápidos que Palio 1.3 e chegam perto de C3 1.4; Renault e Volks oferecem portas de plástico
Clio, Fox e 206 nem parecem ter motor 1.0
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Os "populares" têm fama de
não andar. Mas, ao exigir 14,3s para chegar aos 100 km/h, o Renault
Clio mostrou que não é bem assim. O Volkswagen Fox e o Peugeot 206, que usa o mesmo motor
do Clio, também têm bom desempenho. O Fiat Palio 1.3 leva
16,14s, e o Citroën C3 1.4, 14,23s.
Cabe registrar que o Clio foi o
único modelo testado com duas
portas, o que o deixa mais leve.
Ele pesa 860 kg. O mais pesado é o
Chevrolet Corsa, com 1.015 kg.
O álcool dá um fôlego extra ao
Volkswagen Fox, que chega lá em
15,03s -com gasolina são 15,32s.
E, com a cotação do barril do petróleo batendo recordes, é sempre
um bom negócio abastecer com o
derivado da cana-de-açúcar.
O Fox consome um litro de álcool a cada 9 km rodados, boa
média, levando-se em conta que o
Corsa faz, a gasolina, 11 km/l. Outro ponto positivo do VW é oferecer bancos traseiros deslizantes,
algo visto em carros maiores.
Espaço atrás é um dos aspectos
fracos do 206. Apesar de só ser
mais barato que o Corsa -o preço cai para R$ 23.490 quando vendido pela internet-, não é
o mais completo. Perde para o
Clio em equipamentos de série
-não tem, por exemplo, airbag-, mas oferece itens como
desembaçador do vidro traseiro e
coluna de direção regulável.
Além disso, pintura metálica,
ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e trava elétricos saem
mais em conta no modelo da Peugeot: R$ 5.350, contra R$ 7.585 cobrados pela Chevrolet. As duas
montadoras de origem francesa
vendem o que seriam opcionais
-incluindo vidros- como acessórios nas concessionárias, o que
exige boa pesquisa de preços.
Aliás, preço é a aposta da Fiat
para vender o 1.0 mais lento e menos ágil. Disponível apenas com
duas portas, a opção mais simples
do Palio custa R$ 22.620. A versão
ELX passa para R$ 23.720 e oferece opcionais exclusivos, como toca-MP3, faróis com acendimento
automático e limpador de pára-brisa com sensor de chuva.
Pacote
Com uma lista de equipamentos
de série bem simples, o Corsa
consegue ser mais caro que o Clio.
Pior: seus opcionais são vendidos
em pacotes -quem quiser airbag
terá de pagar R$ 10.515, contra os
R$ 2.014 que a Fiat cobra pelo
equipamento. Para ter direção hidráulica, o Chevrolet precisa incluir outros 14 itens, como luz no
porta-malas e no porta-luvas.
Na retomada de 40 a 100 km/h,
em quarta marcha, o Corsa é quase sete segundos mais lento que o
Clio (17,67s contra 24,07s). Em
compensação, o Chevrolet é o
"popular" mais bem acabado.
Clio e Fox têm a porta toda de
plástico -no Renault, é possível
ver marcas de onde estariam botões de acionamento de vidros e
trava elétricos.
(JAA)
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