São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ESPORTIVO Chega no fim do mês cupê da Nissan inspirado em modelo de 1969 que, diz a fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 5,9s Por R$ 228 mil, 350Z dá emoção de piloto
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO Depois de, no ano passado, vender 7.554 picapes e utilitários esportivos, a Nissan quer oferecer mais opções ao consumidor. Por isso decidiu importar o esportivo 350Z -em outubro, volta o sedã Sentra. "A Nissan do Brasil tem uma oportunidade única de construir sua marca", afirma Kátia da Costa, diretora de assuntos corporativos da montadora. O modelo foi escolhido a dedo. Desenhado na Califórnia (EUA) e produzido no Japão, o 350Z ressuscita uma tradição da empresa nipônica. Ele começou a ser vendido em 1969, então com o nome de Datsun 240Z. Depois de várias gerações, a relação entre iene e dólar inviabilizou as vendas na América do Norte, e o carro deixou de ser produzido em 1996. Três anos depois, o novo Z era apresentado como conceito no Salão de Detroit. "O Z é mais do que um carro, é um ícone", afirma Joel Weeks, gerente de produto da Nissan North America. Em 2001, o projeto foi modificado, e a aceitação, imediata. Na Inglaterra, o primeiro lote foi vendido em menos de uma hora. Por aqui, a expectativa é vender, até dezembro, 40 unidades desse cupê. Pilotagem A Nissan entende que o 350Z une a tradição -presente no desenho inspirado no 240Z- e a modernidade -representada por toda a tecnologia do carro. O motor, por exemplo, fica atrás do eixo dianteiro para oferecer mais desempenho. A plataforma foi construída para controlar o fluxo de ar embaixo da carroceria. Com seis cilindros em "V", ele oferece 280 cv (cavalos) e 37 kgfm de torque (força). Segundo dados da fábrica, são necessários apenas 5,9s para chegar a 100 km/h. Entre seus principais concorrentes, perde só para o Porsche Boxter S (5,7s), de acordo com a fábrica. Sempre conforme as indústrias, o Nissan, com velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h, é mais ágil que o Audi TT (6,9s) e o Mercedes-Benz SLK (7,1s) e empata com o BMW Z4. Por enquanto, será importada a versão com câmbio manual de seis velocidades -mas a Nissan não descarta trazer o roadster (conversível de dois lugares) nem a transmissão automática. É fácil se sentir piloto a bordo do Z. No painel, o destaque fica para o conta-giros, não para o velocímetro. Há outros três mostradores que ficam voltados para o motorista. Nem é preciso ter a habilidade de Michael Schumacher. O Z corrige os erros do motorista. Ele traz VDC (controle dinâmico do veículo) e TCS (sistema de controle de tração), sem falar na segurança dos freios Brembo, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da frenagem). Mercado Os cupês representam meros 0,006% do mercado brasileiro. No ano passado, foram apenas 90 unidades comercializadas. Ou seja, são modelos para poucos -principalmente pelo preço de R$ 228 mil que a Nissan cobrará pelo 350Z. Nos EUA, começa em US$ 26.930, cerca de R$ 85 mil. O principal concorrente do novo modelo é o Audi TT, que tem motor 1.8 turbinado de 225 cv. Custa R$ 197,9 mil -ou R$ 225,5 mil com tração nas quatro rodas. Outros modelos competidores apresentam os seguintes preços: Z4, R$ 280 mil; SLK 320, US$ 93 mil (cerca de R$ 290 mil); e Boxter S, US$ 105 mil (R$ 330 mil). (JOSÉ AUGUSTO AMORIM) José Augusto Amorim viajou a convite da Nissan do Brasil Automóveis Texto Anterior: "Populares": Clio, Fox e 206 nem parecem ter motor 1.0 Próximo Texto: Ficha técnica: Nissan 350Z Índice |
|