São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

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Cartas

Consórcio Fiat
"Em fevereiro de 2003, fiz um contrato com o consórcio Fiat e adquiri uma cota de 60 parcelas. Paguei algumas delas e, em julho do mesmo ano, notifiquei a minha desistência.
Na época, soube que teria de esperar o término do grupo, o que ocorreu em fevereiro de 2008, para receber o valor pago, corrigido. Ao fim do consórcio, contatei o Banco Fiat para saber o valor do meu crédito, mas ele recusou meu direito de ter essas informações."
Lucimar Miranda Machado (São Paulo, SP)

 

"Tentei cancelar minha cota do consórcio Fiat, adquirido em outubro de 2004, mas encontrei uma série de dificuldades. Depois de muita insistência, recebi um e-mail da central de atendimento, dizendo que não poderia cancelá-lo porque fui contemplado sem o bem.
A última resposta foi que eu tenho a opção de solicitar o faturamento em espécie, que o valor a receber seria descontado sobre o saldo devedor e que o restante da carta de crédito seria pago em conta corrente."
Marcus Vinicius Pavan (São Paulo, SP)

Resposta do Banco Fiat - "O Banco Central, que regulamenta o funcionamento dos grupos de consórcios, determina que a devolução dos valores pagos aos consorciados desistentes ocorrerá em até 60 dias após a realização da última assembléia. Como a desistência caracteriza infração contratual pelo descumprimento da obrigação de contribuir para o alcance integral dos objetivos do grupo, sobre o valor a ser devolvido serão aplicados percentuais de redução, além de multa, previstos no contrato."

Ka atrasado
"Em 11 de fevereiro, fiz o pedido de um Ka à concessionária Lemar, com a promessa de entrega do carro para o mês de março. Passados dois meses, após sucessivos telefonemas, a Ford passou a ignorar totalmente sua responsabilidade, apenas prometendo a entrega para maio.
A falta de respeito com o cliente é absurda. É uma venda sem estoque e com propaganda enganosa. A Lemar se isenta de qualquer responsabilidade e diz cumprir os prazos fornecidos pelo fabricante." Moacir Janovich (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A entrega do veículo ocorreu em um prazo acima do normal devido ao sucesso de vendas, o que gerou um temporário desequilíbrio entre demanda e oferta."

Réplica do leitor - "Recebi o carro após três meses do pedido."


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