São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

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Peças & acessórios

Aumenta a procura por teto solar

Carros como Stilo inspiram donos de seminovos a pôr equipamento, que custa até R$ 5.500

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O teto solar voltou a ser um acessório cobiçado. Após o lançamento dele como opcional no Chevrolet Vectra, no Fiat Stilo, na Fiat Idea, no Ford Fusion e no Peugeot 307, proprietários de veículos usados também querem o equipamento.
A própria Fiat ficou surpresa com as vendas do que chama de Sky Window. Um acessório opcional caro -custa R$ 6.875- deveria estar em apenas 10% dos Stilo, segundo as previsões mais otimistas. Porém, atualmente, já equipa 25% dos médios. E chega a 30% das vendas, quando considerada a versão "esportiva" Schumacher.
Segundo Eduardo Lopes, supervisor de marketing da Fiat, quando o carro foi apresentado a possíveis compradores antes do lançamento, em 2002, o teto solar foi a grande vedete. "Ele passou a ser explorado na divulgação do veículo, e a opção pelo equipamento na Idea também partiu da referência positiva no Stilo", conta Lopes.
No Brasil, durante a década de 90, o teto solar era uma coqueluche. O problema é que muitas oficinas independentes o instalavam sem qualidade, e os motoristas sofriam com as infiltrações, o que acabou por arranhar sua imagem.
Agora, a filial brasileira da alemã Webasto, fornecedora para as principais montadoras, firmou parceria com a Carglass, especializada em reparo e reposição de vidros, para instalar tetos solares nos veículos que saíram de fábrica sem ele.

Motivos
Conforto e estética são os motivos que levam os donos dos veículos a se interessar pelo instalação do equipamento.
O empresário Reinaldo Antônio Rainha, 60, acabou de instalar o acessório no seu Chevrolet Astra GSi 2004. "Vi uma propaganda e resolvi procurar a loja." Ele não teve coragem de ver seu carro sendo cortado, mas diz que, quando chegou à oficina para retirar o veículo, ficou muito satisfeito. "O carro está com aspecto de mais novo e de bem-tratado", conta.
Segundo Milton Bissoli, diretor comercial da Carglass, qualquer carro pode receber um teto solar, mas existem modelos indicados para cada tipo de veículo, dependendo do tamanho do teto (leia arte nesta página). A instalação é feita em um dia e custa entre R$ 1.000 e R$ 5.500, dependendo se a abertura for manual ou elétrica.
É preciso retornar à oficina depois de um mês da instalação para fazer ajustes, já que o teto solar passa por um período de "assentamento", o que pode provocar infiltrações. Já os carros blindados devem receber o acessório antes ou durante a blindagem, mas, nesse caso, ele deve ter apenas a função de aumentar a iluminação.
A outra vantagem, aponta Bissoli, é que os vidros podem ficar fechados, mas com uma ventilação natural. "O equipamento proporciona a saída do ar saturado da cabine, e, nos dias úmidos, as janelas não ficam embaçadas", comenta.


CARGLASS 0/xx/11/2126-0101


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