São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Controle de estabilidade chega às picapes

Novidade mecânica da Toyota Hilux 2012, sistema eletrônico minimiza os riscos de derrapagem do veículo

No segmento, sistema era oferecido até então só na VW Amarok; sem carga, picapes tendem a escapar de traseira

DO ENVIADO A BENTO GONÇALVES (RS)

Começa a surgir uma nova safra de picapes médias que prometem dirigibilidade tão boa como a de um automóvel.
A primeira a chegar é a Hilux diesel 2012, lançada em Bento Gonçalves (RS) pela Toyota como se fosse um Merlot Pizzato DNA 99 (2005) -eleito o melhor vinho tinto nacional.
Isso porque rivais da picape, como a nova Ford Ranger e a GM Colorado, chegam só no início do próximo ano.
A Hilux, além da cara menos carrancuda, ganhou controles eletrônicos de estabilidade e tração, que afloram o caráter urbano do veículo por melhorarem seu comportamento dinâmico ao transitar com a caçamba vazia.
Segundo a Toyota, até nas metrópoles a venda de utilitários cresce além da de automóveis -muitos estão trocando sedãs de luxo por picapes "premium", de conforto igual e robustez superior.
"Muitos motoristas ignoram o fato de a picape ter distribuição de peso diferente: sem carga, a traseira leve tende a escapar em altas velocidades", explica Carlo Gibran, executivo da divisão de tecnologia automotiva da Bosch.
É aí que entra o controle de estabilidade (ESP), que corrige possíveis desvios de trajetória (veja o quadro ao lado).
Em um test-drive de 300 km por estradas sinuosas de cascalho e asfalto, a Hilux 3.0 D-4D (163 cv) topo de linha se comportou de forma bem mais previsível em curvas. Deu até para apreciar o novo painel com sistema de som de tela sensível ao toque.
Já a versão "flex" (165 cv) da líder Toyota ficou para o primeiro trimestre de 2012, época em que a VW apresenta a Amarok diesel com câmbio automático de oito marchas -atualmente, só existe a manual de seis marchas. Contudo, a picape da VW continua sendo a mais dócil de guiar e foi a primeira a oferecer o útil ESP. (FELIPE NÓBREGA)
O jornalista viajou a convite da Toyota, que cedeu a Hilux para avaliação


Texto Anterior: Novo Volkswagen Passat CC chegará ao Brasil em 2012
Próximo Texto: EUA e Europa: Sistema será obrigatório a partir de 2014
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.