São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

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UTILITÁRIO

Versão com tração nas quatro rodas chega em abril por R$ 63.590; consumo é alto e chega a 8,5 km/l na cidade

EcoSport deixa de ter só cara de "off-road"

ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Ele já tinha um corpinho de "off-road", mas faltava a alma. Agora promete uma experiência por inteiro. Chega no mês que vem ao mercado o Ford EcoSport com tração nas quatro rodas.
Um dos trunfos será o preço -R$ 63.590. A montadora inclui como concorrentes modelos de categoria superior como Mitsubishi Airtrek e Subaru Forester.
Essa versão, com o mesmo motor a gasolina do modelo 2.0 4x2 (que continua sendo fabricado, junto com o 1.6 e o 1.0), vem equipada com um sistema que permite o acionamento automático da tração integral e funciona assim: em situação normal, força total nas rodas da frente, mas, se o terreno é difícil, o torque é dividido com as rodas traseiras.
A Ford diz que isso vai aumentar a segurança em qualquer situação, como nos dias de chuva. Também há um botão no painel para acionamento manual.
A Folha experimentou o carro em areia fofa e lama, em pista de provas da Ford, e ele andou bem. Mas a própria montadora considera que não foi feito para trilhas radicais. É ideal para um usuário comum chegar, por exemplo, a um sítio numa região com estrada ruim. Os pneus, desenvolvidos pela Pirelli, são de uso misto e, junto com a suspensão, foram pensados para não incomodar quem roda no asfalto, evitando a trepidação típica de jipes.
A suspensão traseira independente colabora para a estabilidade. Um novo sistema de freios ABS promete mais eficiência. Teste Folha-Mauá mostra consumo alto. Ele fez 8,5 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.



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