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UTILITÁRIO
Versão com tração nas quatro rodas chega em abril por R$ 63.590; consumo é alto e chega a 8,5 km/l na cidade
EcoSport deixa de ter só cara de "off-road"
ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
Ele já tinha um
corpinho de "off-road", mas faltava a
alma. Agora promete uma experiência por inteiro.
Chega no mês que vem ao mercado o Ford EcoSport com tração
nas quatro rodas.
Um dos trunfos será o preço
-R$ 63.590. A montadora inclui
como concorrentes modelos de
categoria superior como Mitsubishi Airtrek e Subaru Forester.
Essa versão, com o mesmo motor a gasolina do modelo 2.0 4x2
(que continua sendo fabricado,
junto com o 1.6 e o 1.0), vem equipada com um sistema que permite o acionamento automático da
tração integral e funciona assim:
em situação normal, força total
nas rodas da frente, mas, se o terreno é difícil, o torque é dividido
com as rodas traseiras.
A Ford diz que isso vai aumentar a segurança em qualquer situação, como nos dias de chuva.
Também há um botão no painel
para acionamento manual.
A Folha experimentou o carro
em areia fofa e lama, em pista de
provas da Ford, e ele andou bem.
Mas a própria montadora considera que não foi feito para trilhas
radicais. É ideal para um usuário
comum chegar, por exemplo, a
um sítio numa região com estrada ruim. Os pneus, desenvolvidos pela Pirelli, são de uso misto
e, junto com a suspensão, foram
pensados para não incomodar
quem roda no asfalto, evitando a
trepidação típica de jipes.
A suspensão traseira independente colabora para a estabilidade. Um novo sistema de freios
ABS promete mais eficiência.
Teste Folha-Mauá mostra consumo alto. Ele fez 8,5 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
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