São Paulo, domingo, 07 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com acessório de R$ 3.765, VW Tiguan estaciona quase sozinho

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sem instrutor ou psicólogo, o VW Tiguan (R$ 100 mil) com sistema de auxílio para estacionamento realiza a manobra praticamente sozinho.
O funcionamento do Park Assist (opcional) é simples. Ao acionar um botão no painel, sensores na traseira e na dianteira alertam quando o carro passa por uma vaga.
O computador de bordo identifica o tamanho, calcula a manobra e avisa para frear. Engata-se a ré e o volante gira automaticamente. O motorista só precisa controlar a velocidade e o impulso de tomar a direção.
Por segurança, ao sentir pressão no volante ou se a velocidade passar de 7 km/h, o sistema para de funcionar.
Na tela, sobre a imagem projetada pela câmera instalada na traseira, barras mostram o trajeto a ser feito, de acordo com posição do volante. Barras vermelhas e avisos sonoros indicam a distância dos obstáculos.

Mãos para o alto
A terapeuta ocupacional Ana Carolina Sandes, 26, a pedido da Folha, controlou o medo de baliza e testou o acessório.
"No início, você estranha o volante rodar sozinho. O sistema resolve as minhas dificuldades e dá confiança", afirmou, durante a terceira baliza seguida, já com as mãos para o alto.
O equipamento está programado para estacionar ao lado direito do motorista. Para entrar pela esquerda, é preciso ainda acionar a seta.
O sistema custa R$ 3.765, quatro vezes mais que sensores convencionais, que apitam quando o carro se aproxima de algo. O Passat será o próximo a oferecer o Park Assist. O Citröen C4 Picasso não estaciona sozinho, mas tem sistema que informa o tamanho da vaga.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Nas oficinas, elas são 49% dos clientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.