|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Com acessório
de R$ 3.765, VW
Tiguan estaciona quase sozinho
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Sem instrutor ou psicólogo, o
VW Tiguan (R$ 100 mil) com
sistema de auxílio para estacionamento realiza a manobra
praticamente sozinho.
O funcionamento do Park
Assist (opcional) é simples. Ao
acionar um botão no painel,
sensores na traseira e na dianteira alertam quando o carro
passa por uma vaga.
O computador de bordo
identifica o tamanho, calcula a
manobra e avisa para frear. Engata-se a ré e o volante gira automaticamente. O motorista só
precisa controlar a velocidade e
o impulso de tomar a direção.
Por segurança, ao sentir
pressão no volante ou se a velocidade passar de 7 km/h, o sistema para de funcionar.
Na tela, sobre a imagem projetada pela câmera instalada na
traseira, barras mostram o trajeto a ser feito, de acordo com
posição do volante. Barras vermelhas e avisos sonoros indicam a distância dos obstáculos.
Mãos para o alto
A terapeuta ocupacional Ana
Carolina Sandes, 26, a pedido
da Folha, controlou o medo de
baliza e testou o acessório.
"No início, você estranha o
volante rodar sozinho. O sistema resolve as minhas dificuldades e dá confiança", afirmou,
durante a terceira baliza seguida, já com as mãos para o alto.
O equipamento está programado para estacionar ao lado
direito do motorista. Para
entrar pela esquerda, é preciso
ainda acionar a seta.
O sistema custa R$ 3.765,
quatro vezes mais que sensores
convencionais, que apitam
quando o carro se aproxima de
algo. O Passat será o próximo a
oferecer o Park Assist. O Citröen C4 Picasso não estaciona
sozinho, mas tem sistema que
informa o tamanho da vaga.
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Nas oficinas, elas são 49% dos clientes Índice
|