São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

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UTILITÁRIO

Novo modelo ganha 4s na prova de 0 a 100 km/h e fica mais silencioso

Tracker corre mais e "berra" menos

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O fraco desempenho do antigo motor de 87 cv (cavalos) de potência fez a General Motors adotar um novo propulsor para seu utilitário esportivo Chevrolet Tracker. Agora com 108 cv, o modelo ficou mais rápido, ágil e silencioso.
Na aceleração de 0 a 100 km/h, ficou quase quatro segundos mais ágil. Passou de 17,43s para 13,87s. Para retomar a velocidade de 40 km/h a 80 km/h, o jipinho leva 9,62s -eram necessários 11,89s. Quando passa de 80 km/h para 120 km/h, ele também ganhou cerca de quatro segundos (de 17,26s para 13,07s).
Isso, porém, não significa que seus antigos problemas tenham sido solucionados com perfeição. O ponteiro do conta-giros ainda precisa estar perto das 3.000 rpm para o Tracker deslanchar.
O novo motor gasta um pouco mais. Se rodava 11,67 quilômetros na cidade com um litro de diesel, agora percorre 10,7 quilômetros. Na estrada, a média caiu de 17,91 km/l para 17,6 km/l.
Por outro lado, ficou mais silencioso. A marca de 72 dBA era atingida a 100 km/h. Hoje, isso ocorre só aos 120 km/h -aos 100 km/h, o atual nível de ruído é de 68 dBA.
Mesmo equipado com freios ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), o modelo precisa de mais espaço para parar. Em 2001, eram necessários 12,6 metros para frear quando vinha a 40 km/h; hoje, 14,2 metros.

Pouca concorrência
O Tracker tem só dois concorrentes diretos: o Kia Sportage e seu "irmão gêmeo", o Suzuki Grand Vitara. Os outros utilitários esportivos compactos, como o Mitsubishi Pajero iO e o Toyota RAV4, são movidos a gasolina.
Entre o Tracker e o Sportage, a diferença no preço é grande a favor do modelo coreano: R$ 18.533 (R$ 74.023 e R$ 54.990, valor promocional até o final do mês). O Grand Vitara custa R$ 77.495.
Mas o Chevrolet é mais equipado. A mais que o Sportage traz freios ABS, duplo airbag (bolsa de ar que infla em batidas) e pintura metálica ou perolizada. Sem opcionais, o Tracker conta, ainda, com ar-condicionado, teto solar elétrico e direção hidráulica com regulagem de altura.
Importado da Argentina, ele também é mais potente (o Sportage abriga a antiga potência do Tracker) e tem mais torque (força) -são 25,5 kgfm a 1.750 rpm contra 20,5 kgfm a 2.000 rpm.



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