São Paulo, domingo, 07 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Híbrido da Chevrolet chega com atraso e preço elevado

Volt começa a ser vendido nos EUA neste mês; ele roda com motor a combustão quando acaba a bateria do propulsor elétrico

DO "NEW YORK TIMES"

O Chevrolet Volt começa a chegar às revendas dos EUA neste mês. Em meio a elogios às inovações e críticas ao preço de US$ 41 mil, ainda há polêmicas sobre o que ele é ou deixa de ser para a GM.
Quando o Volt foi apresentado pela primeira vez, em 2007, como um carro-conceito para demonstração de tecnologia, recebeu elogios por sua abordagem inovadora de propulsão ecológica. Depois, quando a economia dos EUA caiu em recessão e a General Motors pediu concordata, o Volt se tornou símbolo de esperança quanto à reinvenção da montadora e marco de novos projetos de veículos.
A GM concebeu o carro de modo a permitir que ele opere por até 80 quilômetros apenas com a carga elétrica de uma bateria de íons de lítio, sem a emissão de gases.
Mas, diferentemente de outros carros elétricos, o Volt conceitual dispunha de um pequeno motor 1.0 turbo a gasolina que seria usado quando a bateria se esgotasse. O motor acionaria um gerador que produziria a eletricidade para manter o carro em movimento. O sistema de propulsão da versão de produção continua em larga medida fiel à ideia original.

POLÊMICA
Em percursos curtos, o Volt não usa gasolina. Com carga completa de bateria e tanque de gasolina cheio, ele tem autonomia de até 560 km, de acordo com a GM.
A polêmica surgiu porque a GM classificou o Volt como "veículo puramente elétrico", quando admite que há um propulsor a gasolina que dá assistência ao sistema elétrico (em velocidade de estrada e com bateria esgotada).
Segundo a montadora, a medida visa elevar a autonomia, tornando o Volt um carro principal, e não só para uso local, como os elétricos.
Nos sistemas em que um motor a gasolina opera simultaneamente com o elétrico, como no Toyota Prius ou no Honda Insight, são chamados de híbridos paralelos.
Mesmo com os incentivos públicos, o Volt não sai por menos de US$ 27,5 mil, devido ao alto custo das peças e ao baixo volume inicial previsto para a planta de Detroit (10 mil carros por ano).

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Saiba mais sobre os carros 'verdes'
Próximo Texto: Milão aposta em novos segmentos para sair da crise
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.