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Milão aposta em novos segmentos para sair da crise
Japonesas Honda e Yamaha retornam ao salão italiano e até Silvio Berlusconi aparece para tentar reanimar o setor na Europa
ARTHUR CALDEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE MILÃO (ITÁLIA)
Além do retorno das grandes fabricantes de motos
japonesas da Honda e da
Yamaha, o polêmico primeiro-ministro italiano, Silvio
Berlusconi, também marcou
presença na 68ª edição do
Salão Internacional da Motocicleta de Milão, na Itália.
Tudo para atrair novos
clientes e espantar os efeitos
da crise que ainda afetam o
setor na Europa.
O tradicional mercado italiano, um dos principais do
continente, registra queda de
20% nos emplacamentos no
acumulado deste ano, segundo dados da Ancma (associação italiana dos fabricantes de motos e bicicletas).
As montadoras têm esperança de que novos modelos
possam aumentar as vendas
e ajudar a recuperar o setor.
"É admirável a disposição
da indústria italiana em inovar, apesar da conjuntura
econômica desfavorável",
discursou Berlusconi.
Mas, apesar da forte presença das fabricantes italianas, foi o retorno das marcas
japonesas que atraiu os holofotes. A Honda, uma das protagonistas e líder de vendas
na Itália, fez a sua parte.
"A Europa é um importante mercado para a Honda. E,
sem dúvida, a Itália é o centro dos lançamentos. Mostramos novas tecnologias e lançamos tendências", diz Shigeru Takagi, diretor da Honda para o mercado europeu.
Se o lema é investir em lançamentos para espantar a crise, a Honda apresentou logo
oito novos modelos.
Destaque para a Crossrunner, que mescla suspensões
de curso longo e a esportividade de um motor de quatro
cilindros em "V" de 800 cm3.
HORNET
Os brasileiros devem gostar da nova Honda CB 600 F
Hornet, a "naked" (sem carenagem) de média cilindrada
mais vendida do Brasil. Sucesso também na Itália, o
modelo 2011 ganhou desenho mais moderno e um painel completamente novo.
A inglesa Triumph diz lamentar os resultados gerais
do setor na Europa, mas comemora seu crescimento de
participação no mercado
-subiu de 2,4% em 2007 para 4,7% no ano passado.
"É o resultado dos nossos
lançamentos e também do
nosso trabalho para atender
bem ao cliente", explicou Simon Warburton, gerente de
produto da Triumph.
Como grande novidade, a
fábrica inglesa apresenta a
Tiger 800, uma moto aventureira no estilo da Tiger 1050.
Também tem motor de três
cilindros, mas com 95 cv.
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