São Paulo, domingo, 07 de novembro de 2010

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Milão aposta em novos segmentos para sair da crise

Japonesas Honda e Yamaha retornam ao salão italiano e até Silvio Berlusconi aparece para tentar reanimar o setor na Europa

ARTHUR CALDEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE MILÃO (ITÁLIA)

Além do retorno das grandes fabricantes de motos japonesas da Honda e da Yamaha, o polêmico primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, também marcou presença na 68ª edição do Salão Internacional da Motocicleta de Milão, na Itália.
Tudo para atrair novos clientes e espantar os efeitos da crise que ainda afetam o setor na Europa.
O tradicional mercado italiano, um dos principais do continente, registra queda de 20% nos emplacamentos no acumulado deste ano, segundo dados da Ancma (associação italiana dos fabricantes de motos e bicicletas).
As montadoras têm esperança de que novos modelos possam aumentar as vendas e ajudar a recuperar o setor.
"É admirável a disposição da indústria italiana em inovar, apesar da conjuntura econômica desfavorável", discursou Berlusconi.
Mas, apesar da forte presença das fabricantes italianas, foi o retorno das marcas japonesas que atraiu os holofotes. A Honda, uma das protagonistas e líder de vendas na Itália, fez a sua parte.
"A Europa é um importante mercado para a Honda. E, sem dúvida, a Itália é o centro dos lançamentos. Mostramos novas tecnologias e lançamos tendências", diz Shigeru Takagi, diretor da Honda para o mercado europeu.
Se o lema é investir em lançamentos para espantar a crise, a Honda apresentou logo oito novos modelos.
Destaque para a Crossrunner, que mescla suspensões de curso longo e a esportividade de um motor de quatro cilindros em "V" de 800 cm3.

HORNET
Os brasileiros devem gostar da nova Honda CB 600 F Hornet, a "naked" (sem carenagem) de média cilindrada mais vendida do Brasil. Sucesso também na Itália, o modelo 2011 ganhou desenho mais moderno e um painel completamente novo.
A inglesa Triumph diz lamentar os resultados gerais do setor na Europa, mas comemora seu crescimento de participação no mercado -subiu de 2,4% em 2007 para 4,7% no ano passado.
"É o resultado dos nossos lançamentos e também do nosso trabalho para atender bem ao cliente", explicou Simon Warburton, gerente de produto da Triumph.
Como grande novidade, a fábrica inglesa apresenta a Tiger 800, uma moto aventureira no estilo da Tiger 1050. Também tem motor de três cilindros, mas com 95 cv.


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