São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USADOS

Serviço de proteção estréia amanhã

DA REDAÇÃO

Criada pela Associação Comercial de São Paulo, uma espécie de serviço de proteção ao crédito voltada aos compradores de carros, em especial os usados, estréia amanhã.
A nova plataforma permite consultar o Renavam, conferindo o real nome do proprietário. Também é possível checar se o carro foi comprado em leilão e se o número do chassi bate com a codificação da montadora (cada uma tem uma seqüência própria).
Caso os documentos tenham sido adulterados, o sistema também alerta o consumidor, assim como se os números do motor e do chassi não batem.
Uma outra ferramenta mostra os preços dos automóveis de acordo com a tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Para Rodrigo Thedim, gerente de produtos do SCPC, o sistema "aumenta a confiabilidade" da compra. "O consumidor não leva gato por lebre."
Consultar o sistema tem um custo para a concessionária -são 90 associadas em São Paulo-, valor que poderá ser repassado para o consumidor se ela quiser. Thedim não divulga números, mas diz que, quanto mais consultas a revenda fizer, menor será o valor a ser pago.
Ele espera que sejam feitas 15 mil consultas por mês -num mercado que, mesmo em queda, emplacou 177,8 mil carros em novembro. Em comparação com outubro, a queda foi de 25,7%, diz a Anfavea (associação dos fabricantes). (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Com chave de safira, DBS atropela crise com emoção
Próximo Texto: Montadoras cotam dólar abaixo de R$ 2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.