São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

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UTILITÁRIO

Seis meses após a estréia na Europa, carro chega ao país por R$ 280 mil

X3 diminui a distância que separa a BMW do lamaçal

EDSON FRANCO
EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Nas atuais condições do mercado, até que foi tudo muito rápido. Apresentado como protótipo no Salão de Detroit em janeiro do ano passado e como modelo de linha em Frankfurt oito meses depois, o utilitário esportivo BMW X3 chega a território nacional.
Em comparação com o seu "irmão" de quatro anos de idade, o X5 -com quem compartilha o mesmo motor 3.0-, o X3 é menor e mais discreto. É indicado para quem quer sussurrar, e não berrar, que tem um BMW.
Por dentro, o luxo dá lugar ao espírito aventureiro na versão avaliada pela Folha, a Sport -o carro também terá o comportado pacote Family. Redinhas espalhadas na guarnição das portas, na parte de trás dos bancos dianteiros e na divisa entre o banco traseiro e o porta-malas diminuem a dó de lançar o carro à lama.
Isso se soma à tração com Xdrive (sistema que distribui a força para os pneus com mais aderência) e ao HDC (controle de descida de ladeiras) e forma um todo esportivo. "Para aquelas escapadas de fim de semana", pondera André Mueller Carioba, diretor-presidente da BMW do Brasil.

Preço
Em trajeto fora-de-estrada, esses sistemas ajudaram o carro a corrigir a trajetória em curvas ensaboadas, a sair de depressões enlameadas e a trafegar por trechos inclinados.
No asfalto, o carro se comporta como seus pares mais luxuosos, mas com uma suspensão um pouco enrijecida. A suavidade fica por conta do câmbio Steptronic, que, em modo automático, não provoca solavancos.
Contra a plenitude do prazer de dirigir, o utilitário tem contra si apenas uma rede no banco de trás que torna confusas as imagens refletidas no retrovisor interno.
Apesar de menor por fora, o X3 abriga algumas "sacadas" para otimizar o espaço interno. Com o estepe sob o assoalho, o porta-malas do carro ficou até com mais volume que o do X5. Enquanto, com os bancos na posição normal, o X3 leva 480 litros, seu "irmão" maior comporta 465 litros.
A discrição do exterior não chega à quantidade de reais necessárias para comprar esse alemão. É preciso desembolsar R$ 280 mil pelo X3 Sport. Quem tiver um pouco menos pode esperar até o segundo semestre, quando a marca planeja trazer a versão de entrada, equipada com motor 2.5.



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