São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Difícil de guiar, Porsche 917 de competição tinha 1.200 cv

DO ENVIADO A STUTTGART (ALEMANHA)

No "museu flutuante", logo na entrada da área reservada aos carros de competição, é impossível não reparar num Porsche 956 virado ao contrário e com os pneus colados no teto.
O malabarismo destaca a aerodinâmica do modelo, que, segundo as contas de seus projetistas, poderia "grudar" no teto se estivesse a 321,4 km/h.
Avessa a qualquer tipo de performance "hollywoodiana", a direção do museu ousa apenas quando instala um painel eletrônico gigante, que projeta a pista e o horizonte de cinco gerações de 917 -os mais potentes Porsche da história. O modelo de 1973, por exemplo, era equipado com motor de 12 cilindros e 1.200 cv.
Produzida para competições, a primeira geração do "bólido" era temida tanto pelos rivais como por seus próprios pilotos, que a consideravam indomável e perigosa nas pistas.
Em outra área do museu, estão os esportivos pequenos e ligeiros de corrida, que se consagraram na Targa Florio, competição disputada nas estradas serranas da Sicília (Itália).
Já um McLaren de Fórmula 1 lembra que foi a Porsche quem desenvolveu o V6 (seis cilindros em "V") de 1.499 cm3 e 850 cv, que levou Alain Prost e Niki Lauda a três títulos mundiais entre 1983 e 1987. (FN)


Texto Anterior: Do Fusca ao Carrera
Próximo Texto: Por R$ 87 mil, Captiva 2.4 mira até os sedãs médios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.