São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

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Por R$ 59,5 mil, Punto T-Jet tenta vingar motor turbo

Após perder liderança de vendas para VW, Fiat aposta em esportivo

ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Por não apostar na recuperação do mercado e subdimensionar a produção em fevereiro, a Fiat -líder de vendas nos últimos sete anos- perdeu o posto para a Volkswagen, que também contou com a boa aceitação do Voyage para virar o jogo.
A montadora de origem alemã fechou o último mês com 46,6 mil unidades, cerca de 1.600 a mais que a rival italiana.
Dos 20 lançamentos prometidos pela Fiat para este ano, alguns visam reforçar a imagem da marca, como o Punto turbo, apresentado na quinta-feira.
Com vendas estimadas na casa das 300 unidades mensais, a versão topo de linha do hatch quer conquistar pela emoção.
Tomou emprestado o motor T-Jet 1.4 16V (152 cv) do Linea e penduricalhos estéticos do Punto Abarth italiano para justificar o preço de R$ 59.500 -2% menor que o do Citroën C4 VTR (143 cv) francês.
Fora a vontade de chamar a atenção no trânsito, a proposta do Punto T-Jet é outra.
Adepto do "downsizing" (tendência de extrair potência de motores pequenos para privilegiar o consumo), o Fiat se aproveita do peso (1.230 kg) e do turbo para divertir o motorista a partir dos 2.250 rpm.
Só torça para não emparelhar com um Civic Si (192 cv), que promete uma dose a mais de agilidade. No entanto, cobra R$ 37.465 a mais por ela.
As saias e as molduras pretas nos para-lamas diferenciam o Punto turbo, assim como a suspensão mais firme e as rodas de 17". Todas com freio a disco.
Puristas talvez reclamem do ronco acanhado do escapamento. Por outro lado, só eles devem aprovar o painel com moldura central na cor da carroceria, igual ao do Fiat Cupê dos anos 90. (FELIPE NÓBREGA).


O jornalista viajou a convite da Fiat, que cedeu o carro para avaliação


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