São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

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SALÃO DE GENEBRA

Superesportivos fingem que crise mundial não existe

Velozes e beberrões, carros de até 2 milhões são expostos em meio ao pior cenário desde 1929

DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

"O melhor remédio para os tempos ruins são produtos fortes. E Genebra mostrou que fez o dever de casa." Assim, Dieter Zetsche, presidente da Mercedes, encerrou seu discurso no 79º Salão de Genebra, a poucos metros de um SLS AMG e de um luxuoso Maybach Zeppelin.
Todos os esportivos a sua volta escutaram e deram razão ao executivo. Afinal, é um tanto inusitado ver a indústria automotiva acreditar muito em carros caros, velozes e beberrões em meio à pior crise econômica desde a depressão de 1929.
Ou talvez seja melhor acreditar nesse tal dever de casa. Ainda mais para os fabricantes pequenos, que dependem, exclusivamente, de parcerias com grandes fornecedores.
A suíça Rinspeed é uma delas. "Crise, que crise?", indaga, em tom de ironia, Frank Rinderknecht, fundador e presidente da empresa, em entrevista exclusiva à Folha.
"Acho que temos duas opções: ou lutamos decentemente ou vamos acabar com tudo", opina Rinderknecht. "Não temos dinheiro para gastar com bobagens", completa.
Palavras de um engenheiro suíço que ganhou a vida modificando Porsches e os vendendo por uma fortuna na Europa.
Para ele, "jogar limpo" é apostar em tecnologias realmente renováveis, como a eletricidade. Daí o iChange, um protótipo elétrico que se molda à carga do carro -leva um, dois ou três passageiros.
O nome é em alusão ao iPod, da Apple, e ao lema da campanha de Barack Obama.
Mas, no salão, parece que os esportivos não levaram muita fé no atual presidente dos EUA. Mostraram que continuam gostando de grandes motores, alto consumo de combustível e potência de sobra.

Super Veloce
Um exemplo é o Porsche 911 GT3. Aspirado, mantém o motor de seis cilindros contrapostos e agora gera 440 cv, suficientes para levá-lo a 100 km/h em apenas 4s e atingir 310 km/ h de velocidade máxima, segundo a fabricante.
Por incrível que pareça, há vários esportivos mais rápidos que o GT3 em Genebra. A Lamborghini Murciélago LP670-4 Super Veloce, por exemplo, usa motor 6.5 V10 (dez cilindros em "V') de 670 cv e, pasmem, vai a 100 km/h em cerca de 3s. O preço? Aproximadamente 400 mil (R$ 1,2 milhão).
Daí para cima, ainda há a Ferrari 599 XX, o Aston Martin V12 Vantage, a BMW Alpina B7 biturbo, o Gumpert Apollo Speed, o Pagani Zonda R e mais uma dúzia de esportivos que parecem nunca ter ouvido a palavra crise. (FABIANO SEVERO)


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