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IMPORTADO
Nova linha da marca sueca apresenta em outubro, no Brasil, um sedã e duas peruas turbinados, que custarão a partir de US$ 100 mil
Série 70 da Volvo ganha versão esportiva
HENRIQUE SKUJIS
enviado especial a Alemanha
A série 70, recém-lançada
pela Volvo para
substituir a 850,
não merecia críticas nos quesitos estabilidade
e acabamento.
Mas a marca sueca resolveu aprimorar ainda mais esses itens e lançou três versões esportivas: o sedã
S70 R (Racing) e as peruas V70 R e
V70 R AWD (All Wheel Drive, tração nas quatro rodas, em inglês).
O objetivo da Volvo é atingir um
consumidor mais jovem. O carro
continua com os padrões Volvo de
segurança. Tem freio ABS (que
não travam), sistema de proteção
contra impactos laterais e airbags
(bolsas que inflam em colisões)
dianteiros e laterais.
A esportividade das novas versões é dada com muito requinte. O
interior do carro traz acabamento
em alumínio, mostradores do painel com fundo verde e bancos revestidos em camurça especial e
couro. Na parte externa, os destaques são o aerofólio traseiro e, na
dianteira, a "saia" mais rebaixada, que integra o farol de milha.
O motor é o mesmo dos modelos
70 já à venda aqui: cinco cilindros,
20 válvulas, 2.319 centímetros cúbicos (cc), turbo e 240 cv de potência. Segundo a Volvo, vai de 0 a 100
km/h em 7,3 segundos na versão
sedã e em 8,1 segundos na perua.
Durante a avaliação, foi possível
provar esse desempenho. As acelerações são fortes e as retomadas de
velocidade acontecem sem que o
motor reclame. A velocidade máxima, limitada eletronicamente
em 235 km/h, foi alcançada com
rapidez e segurança.
O senão, para quem realmente
quiser a esportividade, será a ausência da opção do câmbio mecânico. O carro só virá com câmbio
automático, o que tira um pouco
da esportividade pretendida.
Nas curvas, o sistema AWD deu
sua cooperação. No rodar normal,
o carro funciona como se tivesse
tração dianteira. Em pisos com
menor aderência ou em curvas fechadas, a tração é distribuída para
as rodas traseiras, conforme a necessidade, evitando derrapagens e
perda de aderência com a pista.
Não foi possível testar o AWD de
maneira mais eficaz, pois a avaliação foi feita em estradas alemãs
sem muitas curvas e de piso seco.
Mas, nas poucas oportunidades
em que foi solicitado, "segurou"
a enorme traseira da perua.
Segundo Mario Laffitte, chefe de
marketing da Volvo do Brasil, o
brasileiro vai conhecer as novas
versões em outubro, durante o
Brasil Motor Show, em São Paulo.
Os preços ainda não estão definidos. Laffitte calcula que serão 10%
maiores do que os da versões já à
venda. O S70 R custaria na faixa
dos US$ 100 mil, o V70 R, US$ 110
mil e o V70 R AWD, US$ 120 mil.
O repórter Henrique Skujis viajou à Alemanha a
convite da Volvo.
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