São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997.



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IMPORTADO
Nova linha da marca sueca apresenta em outubro, no Brasil, um sedã e duas peruas turbinados, que custarão a partir de US$ 100 mil
Série 70 da Volvo ganha versão esportiva

HENRIQUE SKUJIS
enviado especial a Alemanha

A série 70, recém-lançada pela Volvo para substituir a 850, não merecia críticas nos quesitos estabilidade e acabamento. Mas a marca sueca resolveu aprimorar ainda mais esses itens e lançou três versões esportivas: o sedã S70 R (Racing) e as peruas V70 R e V70 R AWD (All Wheel Drive, tração nas quatro rodas, em inglês).
O objetivo da Volvo é atingir um consumidor mais jovem. O carro continua com os padrões Volvo de segurança. Tem freio ABS (que não travam), sistema de proteção contra impactos laterais e airbags (bolsas que inflam em colisões) dianteiros e laterais.
A esportividade das novas versões é dada com muito requinte. O interior do carro traz acabamento em alumínio, mostradores do painel com fundo verde e bancos revestidos em camurça especial e couro. Na parte externa, os destaques são o aerofólio traseiro e, na dianteira, a "saia" mais rebaixada, que integra o farol de milha.
O motor é o mesmo dos modelos 70 já à venda aqui: cinco cilindros, 20 válvulas, 2.319 centímetros cúbicos (cc), turbo e 240 cv de potência. Segundo a Volvo, vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos na versão sedã e em 8,1 segundos na perua.
Durante a avaliação, foi possível provar esse desempenho. As acelerações são fortes e as retomadas de velocidade acontecem sem que o motor reclame. A velocidade máxima, limitada eletronicamente em 235 km/h, foi alcançada com rapidez e segurança.
O senão, para quem realmente quiser a esportividade, será a ausência da opção do câmbio mecânico. O carro só virá com câmbio automático, o que tira um pouco da esportividade pretendida.
Nas curvas, o sistema AWD deu sua cooperação. No rodar normal, o carro funciona como se tivesse tração dianteira. Em pisos com menor aderência ou em curvas fechadas, a tração é distribuída para as rodas traseiras, conforme a necessidade, evitando derrapagens e perda de aderência com a pista.
Não foi possível testar o AWD de maneira mais eficaz, pois a avaliação foi feita em estradas alemãs sem muitas curvas e de piso seco. Mas, nas poucas oportunidades em que foi solicitado, "segurou" a enorme traseira da perua.
Segundo Mario Laffitte, chefe de marketing da Volvo do Brasil, o brasileiro vai conhecer as novas versões em outubro, durante o Brasil Motor Show, em São Paulo.
Os preços ainda não estão definidos. Laffitte calcula que serão 10% maiores do que os da versões já à venda. O S70 R custaria na faixa dos US$ 100 mil, o V70 R, US$ 110 mil e o V70 R AWD, US$ 120 mil.


O repórter Henrique Skujis viajou à Alemanha a convite da Volvo.



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