São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997.



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MERCADO
Fiat, Renault e Volkswagen começam a importar para o Brasil seus novos utilitários até o final deste ano
Segmento de vans ganha 3 concorrentes

da Reportagem Local

Até o final do ano, três marcas brasileiras começam a importar vans utilitárias para competir no segmento dominado pela Kia Besta e Asia Motors Topic.
A Volks, segundo alguns concessionários, vai importar a Eurovan, da Alemanha. A Fiat já confirmou que vai trazer da Itália a Ducato.
A Renault, que também já é considerada montadora nacional, pois vai fabricar no Brasil a partir do ano que vem, também decidiu importar sua van utilitária. Além disso, a Chevrolet voltou a importar regularmente a Trafic.
O curioso é que a van da marca francesa é a Trafic, que também é importada pela Chevrolet. O diferencial está no preço (a da Chevrolet é mais barata) e na direção hidráulica (item de série na Renault e opcional na Chevrolet).
O mercado das vans utilitárias, que têm configuração para levar passageiros ou carga, vem crescendo anualmente no Brasil.
Em 95, segundo a Abeiva (reúne as importadoras), foram vendidas no Brasil 15 mil unidades. Em 96, chegou a 19 mil e a previsão para este ano supera as 20 mil vans.
A Eurovan, que deve chegar em agosto, é a quarta geração da Kombi, ainda produzida no Brasil. A van é um pouco maior e mais aconchegante que as coreanas Besta e Topic. A previsão de preço está na faixa dos R$ 30 mil, enquanto a Kia Besta custa a partir de R$ 21,9 mil e Asia Topic, R$ 26,2 mil.
A Ducato será importada da Itália inicialmente. Em 99, passa a ser produzida na fábrica que a Fiat está construindo em Sete Lagoas, a 101 km de Belo Horizonte.
A Ford é a única que ainda não definiu sua postura. Os concessionários há muito tempo pedem à montadora a importação da Transit, fabricada na Bélgica. Segundo eles, o modelo só não foi importado pela dificuldade de manter um fornecimento regular para o país.



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