|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MERCADO
Fiat, Renault e Volkswagen começam a importar para o Brasil seus novos utilitários até o final deste ano
Segmento de vans ganha 3 concorrentes
da Reportagem Local
Até o final do ano, três marcas
brasileiras começam a importar
vans utilitárias para competir no
segmento dominado pela Kia Besta e Asia Motors Topic.
A Volks, segundo alguns concessionários, vai importar a Eurovan,
da Alemanha. A Fiat já confirmou
que vai trazer da Itália a Ducato.
A Renault, que também já é considerada montadora nacional,
pois vai fabricar no Brasil a partir
do ano que vem, também decidiu
importar sua van utilitária. Além
disso, a Chevrolet voltou a importar regularmente a Trafic.
O curioso é que a van da marca
francesa é a Trafic, que também é
importada pela Chevrolet. O diferencial está no preço (a da Chevrolet é mais barata) e na direção hidráulica (item de série na Renault e
opcional na Chevrolet).
O mercado das vans utilitárias,
que têm configuração para levar
passageiros ou carga, vem crescendo anualmente no Brasil.
Em 95, segundo a Abeiva (reúne
as importadoras), foram vendidas
no Brasil 15 mil unidades. Em 96,
chegou a 19 mil e a previsão para
este ano supera as 20 mil vans.
A Eurovan, que deve chegar em
agosto, é a quarta geração da Kombi, ainda produzida no Brasil. A
van é um pouco maior e mais
aconchegante que as coreanas Besta e Topic. A previsão de preço está
na faixa dos R$ 30 mil, enquanto a
Kia Besta custa a partir de R$ 21,9
mil e Asia Topic, R$ 26,2 mil.
A Ducato será importada da Itália inicialmente. Em 99, passa a ser
produzida na fábrica que a Fiat está construindo em Sete Lagoas, a
101 km de Belo Horizonte.
A Ford é a única que ainda não
definiu sua postura. Os concessionários há muito tempo pedem à
montadora a importação da Transit, fabricada na Bélgica. Segundo
eles, o modelo só não foi importado pela dificuldade de manter um
fornecimento regular para o país.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|