São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Mudanças invisíveis

Carros familiares 2008 ganham apenas versões; Zafira e 307 SW perdem equipamentos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tal qual coração de mãe, sempre cabe mais uma versão nos veículos familiares.
Só neste ano, a Chevrolet, a Peugeot e a Toyota lançaram versões diferenciadas de suas peruas e minivans para, de acordo com a profundidade do bolso dos motoristas, incrementar as suas vendas.
A aposta da Peugeot para a linha 2008 é a 307 SW Allure, versão simplificada da topo de linha Feline. O lançamento mantém o teto panorâmico de vidro e a modularidade dos bancos, principais atrativos da 307 SW, mas perde itens como o ar-condicionado com ajuste individual de temperatura, o retrovisor interno eletrocrômico e as rodas de aro 16.
Com as mudanças, a Allure, comercializada com câmbio manual (R$ 71.990) ou automático (R$ 76.990), pode ser até R$ 10 mil mais barata que a Feline, que só pode ser automática e custa R$ 81.990.
Aproxima-se, assim, da faixa de preço das suas concorrentes diretas, a Toyota Fielder e a Renault Mégane Grand Tour. Elas partem de, respectivamente, R$ 67.144 e R$ 67.490.
"Por causa do preço, sempre ficávamos com a medalha de prata nos comparativos [da imprensa especializada]. Então resolvemos deixar o carro no preço da concorrência e acabar com esse argumento", justifica Reinaldo Siffert, gerente de produto da Peugeot.
"Pegamos um produto de uma gama elitizada, na faixa de R$ 80 mil, e trouxemos para a de R$ 70 mil. Queremos "trucar" o mercado e ver no que dá."
Entre as minivans, a GM também ampliou a já populosa família Zafira. Com preço sugerido de R$ 66.690, a Expression veio para se juntar às versões Comfort, Elegance e Elite.
O preço também é o foco. Com todos os equipamentos da versão Comfort -praticamente só vendida para taxistas-, oferece também ar-condicionado digital, trio elétrico e controlador de velocidade.
O grande diferencial, porém, é a transmissão automática. Antes, ela era oferecida na Elegance por R$ 74.794.

Luxo
Se as linhas 2008 da Peugeot e da Chevrolet ficaram mais acessíveis, a Toyota fez o caminho oposto. Deu um banho de sofisticação na Fielder -que antes só podia ser XEi- e trouxe do Corolla a opção SE-G.
Vendida exclusivamente com câmbio automático e equipada com computador de bordo, bancos de couro, ar-condicionado digital e disqueteira para seis CDs, custa R$ 83.712 -a Fielder XEi sai por R$ 71.729 com o mesmo tipo de transmissão. (CELSO DE CAMPOS JR.)


Próximo Texto: Câmbio manual deixa 307 SW mais barata e mais esportiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.