|
Próximo Texto | Índice
Mudanças invisíveis
Carros familiares 2008 ganham apenas versões; Zafira e 307 SW perdem equipamentos
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Tal qual coração de mãe,
sempre cabe mais uma versão
nos veículos familiares.
Só neste ano, a Chevrolet,
a Peugeot e a Toyota lançaram
versões diferenciadas de suas
peruas e minivans para, de
acordo com a profundidade do
bolso dos motoristas, incrementar as suas vendas.
A aposta da Peugeot para a linha 2008 é a 307 SW Allure,
versão simplificada da topo de
linha Feline. O lançamento
mantém o teto panorâmico de
vidro e a modularidade dos
bancos, principais atrativos da
307 SW, mas perde itens como
o ar-condicionado com ajuste
individual de temperatura, o
retrovisor interno eletrocrômico e as rodas de aro 16.
Com as mudanças, a Allure,
comercializada com câmbio
manual (R$ 71.990) ou automático (R$ 76.990), pode ser até
R$ 10 mil mais barata que a Feline, que só pode ser automática e custa R$ 81.990.
Aproxima-se, assim, da faixa
de preço das suas concorrentes
diretas, a Toyota Fielder e a Renault Mégane Grand Tour. Elas
partem de, respectivamente,
R$ 67.144 e R$ 67.490.
"Por causa do preço, sempre
ficávamos com a medalha de
prata nos comparativos [da imprensa especializada]. Então
resolvemos deixar o carro no
preço da concorrência e acabar
com esse argumento", justifica
Reinaldo Siffert, gerente de
produto da Peugeot.
"Pegamos um produto de
uma gama elitizada, na faixa de
R$ 80 mil, e trouxemos para a
de R$ 70 mil. Queremos "trucar"
o mercado e ver no que dá."
Entre as minivans, a GM
também ampliou a já populosa
família Zafira. Com preço sugerido de R$ 66.690, a Expression
veio para se juntar às versões
Comfort, Elegance e Elite.
O preço também é o foco.
Com todos os equipamentos da
versão Comfort -praticamente só vendida para taxistas-,
oferece também ar-condicionado digital, trio elétrico e controlador de velocidade.
O grande diferencial, porém,
é a transmissão automática.
Antes, ela era oferecida na Elegance por R$ 74.794.
Luxo
Se as linhas 2008 da Peugeot
e da Chevrolet ficaram mais
acessíveis, a Toyota fez o caminho oposto. Deu um banho de
sofisticação na Fielder -que
antes só podia ser XEi- e trouxe do Corolla a opção SE-G.
Vendida exclusivamente
com câmbio automático e equipada com computador de bordo, bancos de couro, ar-condicionado digital e disqueteira
para seis CDs, custa R$ 83.712
-a Fielder XEi sai por R$
71.729 com o mesmo tipo de
transmissão.
(CELSO DE CAMPOS JR.)
Próximo Texto: Câmbio manual deixa 307 SW mais barata e mais esportiva Índice
|