|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Venda de carros automáticos bate recorde no Brasil
Em dez anos, participação cresce quatro vezes e deve chegar a 10% em 2010
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Dos 3 milhões de veículos
emplacados em 2009, cerca
de 270 mil tinham algum tipo de transmissão automática.
Em 2001, quando se vendia
menos da metade, eles equipavam só 40 mil veículos.
"O cliente busca mais conforto", afirma Fabrício Biondo, gerente de planejamento
da Volkswagen. A marca lançou o automatizado I-Motion, em 2009, no Polo. Hoje
ele também está no Gol, no
Fox e na nova SpaceFox.
Apesar dos "tranquinhos", os automatizados
cresceram porque custam,
em média, R$ 2.250 -metade
do preço dos convencionais.
"É o mesmo benefício a
preço menor", defende Carlos Eugênio Dutra, gerente
de produto da Fiat.
A montadora, que não oferece automáticos comuns,
também viu a procura pelo
Dualogic crescer. Começou
no Stilo, em 2008, e no Linea.
Hoje, está até no Palio.
Só na nova Idea, que chegou na semana passada, a
montadora prevê equipar um
terço das 2.500 minivans que
serão vendidas por mês com
o câmbio automatizado.
Punto e SpaceFox testados
dão solavancos. O Dualogic
da Fiat melhorou, mas o I-Motion da VW ainda é melhor. Na prática, ambos são
melhores que um automático
convencional ruim.
Só a Volks oferece, como
opcionais, as borboletas
atrás do volante, o que dá
mais controle e evita sustos.
A SpaceFox está mais moderna e oferece mais espaço
que as rivais. O motor 1.6 (até
104 cv) é honesto. Retoma de
60 km/h a 100 km/h em 8s,
aponta o teste Folha-Mauá.
O Fiat Punto, com os novos
motores E.torQ, ganhou em
desempenho e economia. O
1.8 (até 132 cv) atinge, com
gasolina, 100 km/h em 11,8s
-1s a menos do que o anterior, com o velho motor GM.
Na estrada, o novo 1.8 roda
11 km com um litro de álcool
- o mesmo que o Focus 1.6.
Texto Anterior: Carro de Paizão: Motor 2.0 do Accord é mais eficiente que 2.4 do Malibu Próximo Texto: Saiba mais: Tranco difere automático de automatizado Índice
|