São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carros automáticos bate recorde no Brasil

Em dez anos, participação cresce quatro vezes e deve chegar a 10% em 2010

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dos 3 milhões de veículos emplacados em 2009, cerca de 270 mil tinham algum tipo de transmissão automática.
Em 2001, quando se vendia menos da metade, eles equipavam só 40 mil veículos.
"O cliente busca mais conforto", afirma Fabrício Biondo, gerente de planejamento da Volkswagen. A marca lançou o automatizado I-Motion, em 2009, no Polo. Hoje ele também está no Gol, no Fox e na nova SpaceFox.
Apesar dos "tranquinhos", os automatizados cresceram porque custam, em média, R$ 2.250 -metade do preço dos convencionais.
"É o mesmo benefício a preço menor", defende Carlos Eugênio Dutra, gerente de produto da Fiat.
A montadora, que não oferece automáticos comuns, também viu a procura pelo Dualogic crescer. Começou no Stilo, em 2008, e no Linea. Hoje, está até no Palio.
Só na nova Idea, que chegou na semana passada, a montadora prevê equipar um terço das 2.500 minivans que serão vendidas por mês com o câmbio automatizado.
Punto e SpaceFox testados dão solavancos. O Dualogic da Fiat melhorou, mas o I-Motion da VW ainda é melhor. Na prática, ambos são melhores que um automático convencional ruim.
Só a Volks oferece, como opcionais, as borboletas atrás do volante, o que dá mais controle e evita sustos.
A SpaceFox está mais moderna e oferece mais espaço que as rivais. O motor 1.6 (até 104 cv) é honesto. Retoma de 60 km/h a 100 km/h em 8s, aponta o teste Folha-Mauá.
O Fiat Punto, com os novos motores E.torQ, ganhou em desempenho e economia. O 1.8 (até 132 cv) atinge, com gasolina, 100 km/h em 11,8s -1s a menos do que o anterior, com o velho motor GM.
Na estrada, o novo 1.8 roda 11 km com um litro de álcool - o mesmo que o Focus 1.6.


Texto Anterior: Carro de Paizão: Motor 2.0 do Accord é mais eficiente que 2.4 do Malibu
Próximo Texto: Saiba mais: Tranco difere automático de automatizado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.