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Anfíbio tem desempenho voraz fora e dentro d'água
Carro-conceito da empresa suíça Rinspeed atinge 80 km/h ao "navegar"
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
"Navegar é preciso, viver não
é preciso." A frase do general
romano Pompeu, repetida nos
versos de Fernando Pessoa, parece nortear o designer de carros Frank Rinderknecht. Suíço
e proprietário da Rinspeed, especializada em "tuning" de
Porsche, ele sonhava em navegar sobre as águas, só que a bordo de um carro esportivo.
O resultado é o Splash, carro-anfíbio que estará exposto no
São Paulo Boat Show, que termina hoje no Transamerica Expo Center. Mais do que andar
sobre a água, Rinderknecht
queria bater o recorde da travessia do canal da Mancha. E o
fez. Após pouco mais de três
horas e a uma velocidade média
de 15 km/h, o Splash se tornou,
em julho, o mais rápido carro-anfíbio a cruzar aquelas águas.
No volante -o carro tem volante, e não leme-, estava o
próprio dono da Rinspeed, que
afirma chegar a 43 nós na água,
o equivalente a 80 km/h.
Em terra, o Splash é ainda
mais ousado. A Folha o guiou e
pôde comprovar o apetite do
motor bicilíndrico turbo de
apenas 750 cm3 de cilindrada.
Usado em veículos náuticos,
gera 140 cavalos quando abastecido com gasolina. De acordo
com o fabricante, é suficiente
para uma velocidade máxima
de 200 km/h. Na prova de 0 a
100 km/h, precisa de 5,9s. Com
gás natural, porém, há perda de
15% no rendimento.
Três Ferrari e um barco
Outra grande inovação do
Splash é a carroceria leve (825
quilos) de fibra de carbono com
três hidrofólios. Fora da água,
eles são usados como aerofólios. Submersos, os hidrofólios
-dois laterais e um traseiro-
são acionados eletronicamente
após atingirem 1,30 m de profundidade, funcionando como
pranchas de esqui aquático.
Há também duas hélices. A
pequena, usada no raso, é movida por um motor elétrico. A
grande entra em ação no fundo
e é ligada ao motor principal.
Segundo Rinderknecht, o desenvolvimento do projeto levou três anos e custou cerca de
US$ 2 milhões (R$ 4,3 milhões). No Brasil, com essa
quantia, seria possível comprar
três Ferrari F430 cupê -R$ 1,3
milhão cada uma- e mais uma
lancha de 32 pés se os passeios
pela água forem inevitáveis.
"O objetivo não era comercial, mas provar do que a Rinspeed é capaz. O Splash é a realização de um sonho de mais de
25 anos", afirma Rinderknecht.
Como escreveu o poeta português, "viver não é necessário; o
que é necessário é criar".
O carro foi cedido para avaliação pela Rinspeed
SÃO PAULO BOAT SHOW www.boatshow.com.br
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