São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

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Anfíbio tem desempenho voraz fora e dentro d'água

Carro-conceito da empresa suíça Rinspeed atinge 80 km/h ao "navegar"

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Navegar é preciso, viver não é preciso." A frase do general romano Pompeu, repetida nos versos de Fernando Pessoa, parece nortear o designer de carros Frank Rinderknecht. Suíço e proprietário da Rinspeed, especializada em "tuning" de Porsche, ele sonhava em navegar sobre as águas, só que a bordo de um carro esportivo.
O resultado é o Splash, carro-anfíbio que estará exposto no São Paulo Boat Show, que termina hoje no Transamerica Expo Center. Mais do que andar sobre a água, Rinderknecht queria bater o recorde da travessia do canal da Mancha. E o fez. Após pouco mais de três horas e a uma velocidade média de 15 km/h, o Splash se tornou, em julho, o mais rápido carro-anfíbio a cruzar aquelas águas.
No volante -o carro tem volante, e não leme-, estava o próprio dono da Rinspeed, que afirma chegar a 43 nós na água, o equivalente a 80 km/h.
Em terra, o Splash é ainda mais ousado. A Folha o guiou e pôde comprovar o apetite do motor bicilíndrico turbo de apenas 750 cm3 de cilindrada. Usado em veículos náuticos, gera 140 cavalos quando abastecido com gasolina. De acordo com o fabricante, é suficiente para uma velocidade máxima de 200 km/h. Na prova de 0 a 100 km/h, precisa de 5,9s. Com gás natural, porém, há perda de 15% no rendimento.

Três Ferrari e um barco
Outra grande inovação do Splash é a carroceria leve (825 quilos) de fibra de carbono com três hidrofólios. Fora da água, eles são usados como aerofólios. Submersos, os hidrofólios -dois laterais e um traseiro- são acionados eletronicamente após atingirem 1,30 m de profundidade, funcionando como pranchas de esqui aquático.
Há também duas hélices. A pequena, usada no raso, é movida por um motor elétrico. A grande entra em ação no fundo e é ligada ao motor principal.
Segundo Rinderknecht, o desenvolvimento do projeto levou três anos e custou cerca de US$ 2 milhões (R$ 4,3 milhões). No Brasil, com essa quantia, seria possível comprar três Ferrari F430 cupê -R$ 1,3 milhão cada uma- e mais uma lancha de 32 pés se os passeios pela água forem inevitáveis.
"O objetivo não era comercial, mas provar do que a Rinspeed é capaz. O Splash é a realização de um sonho de mais de 25 anos", afirma Rinderknecht. Como escreveu o poeta português, "viver não é necessário; o que é necessário é criar".


O carro foi cedido para avaliação pela Rinspeed

SÃO PAULO BOAT SHOW www.boatshow.com.br


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